Mourão sobre Petrobras: “Bolsonaro sabe as pressões que está sofrendo”

0
46

O vice-presidente Hamilton Mourão justificou, na manhã desta terça a nova troca na presidência da Petrobras. Segundo o general, só o presidente Bolsonaro “sabe as pressões que está sofrendo. E também pediu paciência e afirmou que é preciso “aguardar” para saber o que o novo mandatário da estatal pode fazer.

ROLETA

Próximo do senador Flávio Bolsonaro e queridinho do governo por ter desenvolvido o sistema Gov.br, e atualmente um dos responsáveis por ele, Caio Mario Paes de Andrade é o quarto nome a ser indicado para presidir a Petrobras em quatro anos. Com pouca experiência no mercado de petróleo e gás, Paes de Andrade ainda precisa passar por assembleia do conselho da estatal para ser alçado ao cargo. Assim, sai José Mauro Coelho, indicado em 6 de abril deste ano e empossado no dia 14 do mesmo mês, e entra Caio, que, atualmente, está na Secretaria de Desburocratização, sob o guarda-chuva do Ministério da Economia e sob comando direto de Paulo Guedes.

SEM CANDIDATO 

A possibilidade do PSDB não ter candidato próprio em 2022 é mais um capítulo de um processo de perda de protagonismo que vem desde 2018, e só se intensificou com brigas dentro da legenda. Mesmo antes disso, em 2014, a imagem do partido ficou desgastada quando o então candidato à Presidência Aécio Neves acusou fraude eleitoral e pediu a recontagem de votos na eleição contra Dilma Rousseff. A princípio, a legenda deve seguir nas negociações com o MDB e o Cidadania para lançar um nome único da chamada “terceira via”, embora haja integrantes da sigla que defendam a aposta em uma figura própria.

POR FALAR EM MDB

O ex-presidente Michel Temer afirmou que a desistência do governador de São Paulo, João Doria, de se candidatar à Presidência da República, além de ser um “gesto grandioso”, é um sinal de desprendimento. “O ex-governador João Doria realizou um extraordinário governo em São Paulo, confirmando seu perfil de gestor qualificado. Revela, agora, desprendimento, praticando um gesto grandioso”, diz a nota do ex-presidente. Temer ainda completou, dizendo que acredita que a também pré-candidata ao Palácio do Planalto Simone Tebet tem desmonstrado capacidade para a disputa.

TELETRABALHO

A regulamentação do teletrabalho na União não colocou fim ao impasse entre o funcionalismo público e o governo federal. A falta de estrutura e o modelo de acordo entre o servidor e o órgão são as principais queixas. O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, Sérgio Ronaldo, adiantou que o jurídico da entidade estuda o decreto e que fará uma série de recomendações aos servidores. A conclusão da análise deve ser divulgada na próxima semana e pode abrir caminho para uma disputa na Justiça.

INFLAÇÃO

O IPCA-15 de maio, prévia da inflação do mês, subiu 0,59%, indicando desaceleração, já que o índice atingiu o patamar de 1,73% em abril. Ainda assim, o resultado apresenta preços pressionados, já que é a maior taxa para o mês desde 2016. A inflação do mês foi puxada pelos preços do setor de saúde e cuidados pessoais, que subiram 2,19%, seguidos por vestuário e transportes, com altas de 1,86% e 1,8%, respectivamente. O setor de habitação sofreu retração de 3,85%, único recuo dentre os segmentos da economia.

CONTRA INFLAÇÃO 

O governo federal anunciou, nesta segunda uma rodada de redução de 10% das alíquotas do Imposto de Importação de produtos alimentícios e de bens e serviços, com o objetivo de enfrentar a inflação.De acordo com o Ministério da Economia, a medida atinge 6.195 códigos tarifários da Nomenclatura Comum do Mercosul e abrange itens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção. Esses produtos já haviam tido diminuição de 10% em novembro do ano passado.

ATENÇÃO DOBRADA 

O Ministério da Saúde instalou, nesta segunda, uma sala de situação para monitorar uma possível chegada da varíola dos macacos no Brasil. Até o momento, o país não identificou nenhuma infecção pela doença. A pasta pretende, com a medida, “elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença”. Um comunicado de risco foi enviado pelo ministério para estados e municípios, com orientações para os profissionais de saúde.

DIA NACIONAL DO CAFÉ 

Esta terça é uma data simbólica para os amantes da bebida mais amada do Brasil (mas sou suspeito para falar), o Dia Nacional do Café. Afinal, não tem hora certa para apreciar: ao acordar, depois do almoço, no lanche da tarde e, até mesmo, um golezinho antes de dormir. Para você ter ideia da paixão nacional pela bebida, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Cafés, o consumo médio de café pelos brasileiros por ano é de 839 xícaras por pessoa, ou seja, quase duas xícaras e meia por dia. Além disso, os nossos grãos são tão famosos que, segundo o Sumário Executivo – Café de 2021, o país é considerado o maior produtor e exportador do insumo no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui