Motivação no processo ensino-aprendizagem é tema de palestra para professores

0
56

Motivação é um dos fatores essenciais para melhorar a aprendizagem. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reconhece essa ferramenta como manifestação de propósito e paixão que cada profissional da Educação carrega dentro de si e, por isso, apoia o ciclo de palestras ‘Edu Motivação – Educação 10 anos – Um caminho construído por todos’, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O evento faz parte do programa de formação da FGV e, nesta edição, é direcionado tanto a profissionais da Rede Estadual quanto municipal em Mato Grosso. As próximas palestras serão para o público de Cuiabá e Várzea Grande, nos dias 05 e 06 de setembro, respectivamente, no Centro de Eventos do Senai, em Cuiabá. A programação terá prosseguimento em Rondonópolis, no dia 08 e, em Sinop, no dia 09.
O Edu Motivação já foi realizado nas demais 11 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com a participação de mais de 12 mil pessoas de 114 municípios. Na primeira etapa, a palestrante foi a educadora e psicóloga Elaine Martins. Os próximos eventos vão reunir dois palestrantes de renome. Um deles é Robson Caetano, colecionador de títulos mundiais no atletismo. O atleta tem um histórico de superação e conquistas e se tornou um motivador nato, sobretudo para profissionais da Educação e do Desporto. A outra palestrante será a jovem Rivkah, DJ, escritora e empreendedora desde os 09 anos de idade.
Para a Seduc-MT esse ciclo de palestras é estratégico, pois, é possível verificar que a motivação docente está associada a fatores como reconhecimento, remuneração e prazer pelo que se faz profissionalmente. “A Educação Pública Estadual vive um momento único na sua história. Inovamos o ensino-aprendizagem com implantação do Sistema Estruturado de Ensino, Plataforma Digital para atividades escolares, o Mais Inglês, Educação Financeira, Socioemocional, TVs e Chromebooks que começamos a entregar às escolas, kit de material escolar para os anos iniciais, fundamental e médio; kit uniforme, além de aulas de robótica e Google Classroom, só para citar alguns dos avanços”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Ele observa que, à medida em que os profissionais da Educação desenvolvem a sua própria motivação, maior será a sua capacidade de estimular essa prática na rotina de cada estudante. “Além da paixão pelo ensinar e do compromisso assumido com a Educação, mostramos nesse ciclo de palestras que é importante estar motivado para contribuir com o sucesso das trinta políticas educacionais que objetivam colocar a Educação Pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país até 2032”, completou Alan Porto.
Outro ganho potencial com esse investimento motivacional no professor será refletido diretamente nos estudantes, com a redução da evasão escolar. Professor motivado é capaz de influenciar positivamente seus alunos, pois a maneira como ensina faz toda a diferença para gerar interesse e engajar, fazendo com que eles se sintam inspirados a buscar conhecimento e seguir seus sonhos. “Promovemos uma educação humanizada e um ciclo de palestras como esse, facilita a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem”.
Para ele, a motivação é uma condição intrínseca do professor que o motiva a fazer o que mais gosta, que é educar. “A Seduc-MT proporciona um cenário positivo para que isso ocorra com salários pagos dentro do mês trabalhado, ambiente funcional agradável, recursos pedagógicos modernos e com uso de tecnologias, notebooks e internet paga a todos os professores, aulas adicionais pagas com maior valor, piso salarial de R$4.747,14 para 30 horas/aula, 45 dias de férias pagas no ano, apoio socioemocional por meio do Programa ERA, além de outros benefícios”, finaliza Alan Porto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui