Da Redação | Foto: Assessoria
A Força Nacional da Segurança Pública (FNSP) entregou – durante solenidade na Praça Três Poderes em Brasília, no último dia 03 de julho – 42 mil itens, avaliados em R$ 43 milhões, aos 26 estados e Distrito Federal.
São itens destinados à segurança, o acervo conta com armamentos, munições, viaturas, equipamentos de proteção individual (EPIs), equipamentos de proteção coletiva e coletes balísticos.
Participaram da solenidade o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O objetivo da iniciativa é dar transparência à gestão dos bens públicos que podem ser doados, em especial, referente aos materiais sob a guarda e conservação da Força Nacional, que estão em depósito.
De acordo com o ministro Sergio Moro, a entrega contribuirá para o combate à criminalidade, um dos compromissos prioritários do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “De fato, nós temos observado, desde o início do governo Bolsonaro, uma diminuição expressiva dos índices de criminalidade e isso se deve às iniciativas que o governo federal tem tomado em conjunto com os governadores dos Estados”, comentou o ministro.
Em alusão ao aniversário do Ministério da Justiça – que completa, neste três de julho, 197 anos – Sérgio Moro evidenciou a função da pasta. “O Ministério continua com o firme compromisso, que é o mesmo de todo agente de segurança pública, servir e proteger. E queremos fazer isso, evidentemente, com os estados, os municípios e todos os envolvidos nessa grande tarefa. E o nosso desejo é valorizar os agentes de segurança pública, pois sabemos da importância que ele tem dentro da nossa federação”, finalizou.
Com esta ação, a Força Nacional pretende reforçar a integração, o estímulo à modernização e o reaparelhamento dos órgãos de segurança pública estaduais, além aprimorar e desburocratizar os processos de transparência de patrimônios móveis do Governo Federal, no âmbito da FNSP.
Em ato simbólico, os representantes dos estados receberam a chave de uma das viaturas que integram o patrimônio acolhido por eles. Para a retirada dos bens restantes, a Força Nacional fará agendamento programado.