A terceira edição do Mini-Circuito de Astronomia – “Descobrindo o Céu de Cuiabá”, que acontece no próximo domingo (08), das 8h às 22h, no Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), fará uma homenagem ao físico Stephen Hawking, que faleceu no último dia 14 de março, na cidade de Cambridge, Reino Unido. A palestra de abertura sobre o homenageado será proferida às 8h30, no Auditório do IF, pelo professor do Departamento de Física da UFMT, Denilton Carlos Gaio .
De acordo com os organizadores, a lembrança de Hawking na data em que se comemora o Dia Mundial da Astronomia não poderia ser deixada de lado, já que ele, embora acometido por uma doença degenerativa que lhe impôs viver em uma cadeira de rodas por quase meio século, foi exemplo de coragem e determinação e trouxe importantes contribuições para a ciência, sendo a mais importante delas a teoria do Big Bang, a qual preconiza que o Universo começou a partir de um ponto extremamente denso e que, ao explodir, criou o cosmos em expansão que conhecemos.
Além de Hawking, o evento traz homenagens às mulheres que contribuíram e contribuem para a ciência astronômica, sendo as salas de atividades nomeadas com cada uma das escolhidas. São elas: Mae Jemison (primeira astronauta negra da NASA); Hipátia de Alexandria (primeira mulher documentada como sendo matemática. Como chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia); Beatriz Barbuy (astrofísica brasileira); Rosaly Lopes (astrônoma, geóloga planetária, vulcanóloga e autora de diversos artigos científicos e livros brasileira) e Cecília Payne (astrônoma e astrofísica britânico-americana. A primeira pessoa a mostrar que o Sol é composto primariamente de hidrogênio, em 1925).
Programação
A programação deste ano, feita pelo Instituto de Física da UFMT através do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pbid), em parceria com o blog Space News MT, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci), Rotary Club e Clube de Astronomia de Mato Grosso (CAMT), está com inscrições abertas até sábado e traz palestras, oficinas e atividades lúdicas e o Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso. Programação para faixas etárias a partir dos 4 anos até os 100. As oficinas serão: Montagem de Foguetes de Garrafa PET; Construção de Nebulosas em Garrafas; Montagem de Telescópio Galileanos; Fenômenos Óticos: Holograma Virtual; Descobrindo os anéis de Saturno e Fases da Lua Para Crianças – 04 a 07 anos; Fenômenos Óticos: Óculos 3D e; Descobrindo o Sistema Solar – Para Crianças de 07 a 10 anos.
As palestras terão como temas: “Astronomia: Uma Visão Geral”, com o presidente do Clube de Astronomia de Mato Grosso (CAMT), Paulo Wolkmer; “Luz: Nossa mais antiga janela ao Universo”, com o professor Eduardo Curvo; “Os meteoritos”, com a graduanda de Física, Maria Gisllanny Bezerra Silva; “Manchas Solares”, com o mestrando em Física, John Billy; “Leonardo da Vinci e os anéis de Saturno: caos e ordem no sistema solar”, com o professor Marcelo Marchiori; “O Céu – Sob os tenros olhos da humanidade”, com Admilson Júnior e Bruno Santos; e “Uma Imagem Unificada da Natureza”, com o professor Alberto Sanoja.
Observação noturna
No fim da tarde tem início atividade de Observação do céu noturno com uso do telescópio, que será feita no estacionamento atrás da Biblioteca da UFMT. Será possível ver o planeta Júpiter e as estrelas. A Lua fica de fora dessa vez porque só vai aparecer por volta de meia-noite.
Serviço
O quê? III Mini-Circuito de Astronomia – Descobrindo o Céu de Cuiabá
Quando? 8 de abril de 2018 – das 8h30 às 22h
Quanto? Gratuito
Para particpar das atividades, os interassados devem se inscrever aqui.