Mesmo sem acordo com Governo, professores encerram a greve

0
123
Midia News

Após 75 dias, os professores da rede estadual votaram pelo fim da greve da categoria nesta sexta-feira (9), em assembleia realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os profissionais retomam as atividades no na quarta-feira (14).

 

No entanto, segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), os educadores permanecem em estado de greve, podendo voltar a qualquer momento.

 

Neste período, os servidores devem apresentar uma contraproposta em pontos de discordância com o Governo.

 

Desde o dia 27 de maio, os servidores cobram o cumprimento da lei da dobra do poder de compra – aprovada em 2013, na gestão do ex-governador Silval Barbosa, e que dá direito a 7,69% a mais anualmente na remuneração durante 10 anos – e a Revisão Geral Anual (RGA).

 

Na segunda-feira (5), o governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que benefícios salariais como a RGA [Revisão Geral Anual] e a lei da dobra do poder de compra da Educação serão pagos a partir do próximo ano, desde que haja condição para elevação de gastos com folha (abaixo de 49% da Lei de Responsabilidade Fiscal).

Havendo o que chama de espaço fiscal, o Governo estabeleceu que 75% deste espaço será usado para a RGA de todos os servidores públicos do Estado. Outros 25% serão destinados aos aumentos previstos em leis de carreiras da Educação, Meio Ambiente e Fazenda.

 

No dia 30 de julho, a desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, declarou a ilegalidade da greve e deu 72 horas para os professores retornarem as aulas sob pena de multa diária de R$ 150 mil.

 

Mais informações em instantes

 

Veja o momento da votação:

 

 

 

 

 

Fonte| Foto: Midia News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui