Foi sancionada a Lei 11.218/2020, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que cria em Mato Grosso a Medalha Jovem Cientista a ser concedida a estudantes das escolas municipais e estaduais que apresentem projetos científicos de relevância.
Os projetos científicos que receberão a medalha serão indicados pelos parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que analisarão os trabalhos apresentados nas feiras de ciências promovidas pelas escolas durante a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“A educação e o fomento da ciência e tecnologia é uma das principais bandeiras do nosso mandato, pois acreditamos no poder da transformação na vida da criança, por meio do aprendizado. Esta lei irá incentivar os jovens a participarem da feira de ciências, promovendo assim a inovação e a ciência no estado”, disse Silva.
Segundo a professora Eliana Costa, a nova lei vem ao encontro da demanda da população que carece de maior prioridade na educação e ciência, com objetivo de formar jovens preparados para o mercado de trabalho.