A urgência pela aquisição imediata do veículo é um dos pontos que define a aquisição do seminovo. Não é segredo que prazos de entregas mais prolongados ditaram o ritmo deste segmento em Mato Grosso e em grande parte do país. É notório que a crise sanitária diante da pandemia trouxe dificuldades as montadoras com a falta de peças, deixando a indústria em ritmo lento. Nesse cenário o favorecimento surgiu para as revendas, principalmente para picapes diante da pujança da produção agrícola.
Mato Grosso registrou números positivos do setor automotivo, de acordo com a Fenabrave as vendas de veículos novos em 2021 cresceram 7,65%, alcançando um total de emplacamentos de 96.675 mil unidades, tendo o segmento de comerciais leves picapes e furgões um crescimento isolado 29,4%. Para a gerente da Rivenditori em Cuiabá, Rosi Cidram, ainda continua um terreno fértil a comercialização de picapes, justamente pela necessidade de uso deste segmento pelo agronegócio. “A necessidade por picapes é demonstrada diariamente na loja ao recebermos produtores e trabalhadores do agro de dezenas de municípios, a espera cansativa pelo zero não atende o perfil exigente do agro diante da atividade agrícola sempre intensa. É um público com notória busca por veículos seguros e robustos que sabem exatamente o que precisam e tem tomada de decisão quase imediata”, revela Cidram.
Além das picapes serem de extrema utilidade ao campo e a cidade ocupam o topo da preferência pela aquisição por outras razões, com quesitos status e valorização. Não por menos caiu no gosto dos brasileiros. A versatilidade e os investimentos da indústria automobilística colaboram para este desejo se manter em alta, a prova disso são as 20 picapes mais vendidas no Brasil no ano passado. Os modelos vão de compactos até off-road. “Destaco o terceiro lugar ocupado nacionalmente pela Toyota Hilux, com mais segurança e conforto para todos os ocupantes. Os modelos da linha 2022 levam os mesmos motores que ganharam, no último ano, o aumento de 15% de potência do propulsor diesel 2.8L 16V, chegando a gerar 204 cv.
Diante do bom desempenho da comercialização do seminovo esse mercado mostra que deve continuar aquecido. “A conjuntura econômica e o comportamento de mercado agregado ao comportamento dos consumidores norteia que 2022 deve reproduzir os bons negócios as concessionárias que trabalham com seminovo, potencializando ainda o mercado Premium. Para tanto a diversidade de produtos para atender este exigente padrão deve ser uma constante, não é apenas ter mais do mesmo, porém, o melhor das versões, destaca o empresário do setor de autos, Amir Maluf.