Redação (com informações da assessoria)
Alunos da Escola Estadual Plena Daury Riva, localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital) transformaram materiais recicláveis em instrumentos musicais. O foco do trabalho é desenvolver as capacidades cognitivas, emocionais e psíquicas dos estudantes, propiciando a formação plena, dentro da disciplina eletiva. Participam do trabalho, estudante do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.
No desenvolver da disciplina os estudantes construíram uma “fanfarra bate-latas”, reciclando latas de tintas que seriam descartadas, e flautas com pedaços de cano em PVC. O resultado foi o melhor possível deixando todos os envolvidos motivados.
Nas aulas os alunos tiveram a oportunidade de testar na prática toda a teoria aplicada, colaborando para que a harmonia e a improvisação tornem-se realidade. A fanfarra abriu novos horizontes aos estudantes para que tenham maior compreensão da composição musical dos estilos musicais que compõe a diversidade cultural, além de oportunizar um leque imensurável de conhecimento.
Os coordenadores do trabalho, professores Maria Edirlene e Rubens Queiros, avaliaram que o envolvimento dos alunos foi surpreendente, e que os alunos demonstraram o domínio quanto aos ritmos musicais, à interação, a autodisciplina e reflexão. Essas atividades contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, na aquisição das habilidades de leitura e escrita além da ampliação da capacidade de interação social fazendo-os conhecer e respeitar a diversidade.
Os coordenadores assinalam que os alunos focaram a comunicação e a expressão pela música que se dão através da interpretação, improvisação e composição. O objetivo se completa com a apreciação da música por meio da escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.