INCLUSÃO DE MILITARES
Após muita polêmica, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que por determinação do presidente Jair Bolsonaro, nenhum segmento da sociedade, inclusive os militares, será poupado na reforma das regras da aposentadoria.“Uma outra determinação do nosso presidente [Jair Bolsonaro] foi que todos têm que contribuir. Todos têm que contribuir. Esse é o esforço de salvarmos o sistema previdenciário e apresentarmos uma nova Previdência no Brasil. Então a responsabilidade é de todos. Todos os segmentos têm que dar sua contribuição nesse processo”, afirmou a uma plateia de parlamentares.Marinho espera que a proposta seja aprovada pela Câmara e pelo Senado até meados de julho.
PAPEL DO STF
LAMACHIA DEIXA OAB
O gaúcho Claudio Lamachia entrega hoje o comando da OAB nacional ao advogado Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro. Lamachia estará comemorando um marco importante: falta apenas um passo para a aprovação da lei que criminaliza a violação as prerrogativas da advocacia. O projeto já passou pelo Senado e pela CCJ da Câmara. Hoje, já são proibidas atitudes como negar acesso aos documentos do processo e violar o sigilo nas comunicações entre advogado e cliente. A nova lei definirá as punições para quem desrespeita as prerrogativas dos advogados.
RENOVAÇÃO RECORDE
CANDIDATOS
O número de pretendentes à Presidência da Casa pode dificultar a composição da mesa. Pelo menos nove senadores manifestaram interesse em concorrer ao posto: Angelo Coronel (PSD – BA); Davi Alcolumbre (DEM-AP); Fernando Collor (PTC-AL); Flávio Bolsonaro (PSL – RJ); Major Olimpo (PSL-SP); Reguffe (sem partido – DF); Renan Calheiros (MDB – AL); Simone Tebet (MDB – MT) e Tasso Jereissati (PSDB – CE).Além de muitos interessados na disputa, aumentou de 13 para 21 o número de partidos representados no Senado
ALERTA DE JANAÍNA
A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) , fez uma crítica ao apoio dado a Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Renan Calheiros (MDB-AL) na disputa pela Presidência da Câmara e do Senado, respectivamente.”Sei que muitos entendem que eu deveria ficar calada. Eu tento (Rs). Mas para não correr o risco de me omitir, vou escrever o que venho falando reservadamente: Os apoiadores do novo governo vão se arrepender AMARGAMENTE de votar em Maia e em Renan! O arrependimento virá rápido!
BEM-VINDOS A BORDO
A escolha dos sete cargos que compõem a Mesa Diretora do Senado poderá não ser concluída nesta sexta-feira (01/2), primeiro dia dos trabalhos do Congresso e primeiro dia do mandato de dois terços dos senadores escolhidos nas eleições de outubro passado.
RECUPERAÇÃO DE BOLSONARO
Após publicar mensagem em que agradece a ajuda de militares israelenses nas buscas por desaparecidos em Brumadinho (MG), o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter na manhã desta quinta-feira (31) para dizer que segue se recuperando e trabalhando do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.“Sigo me recuperando e trabalhando do hospital. São muitas as linhas de atuação nesse primeiro mês de governo e ainda há muito a se fazer. Estamos no caminho certo. Nossa missão será cumprida! O Brasil ocupará a posição que merece no contexto internacional!”, escreveu.
ECONOMIA POSITIVA
O comércio varejista fechou 2018 com 8,1 mil novas lojas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esse é o saldo entre o número de estabelecimentos que fecharam e que abriram as portas.O resultado positivo vem depois de três anos com saldo negativo (mais empresas fechando as portas do que abrindo). Entre 2015 e 2017, o setor perdeu 223 mil estabelecimentos.Em 2018, o segmento com melhor desempenho na abertura de lojas foi o de hiper e supermercados, que ganhou 4.510 novos estabelecimentos, seguido pelo de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (1.747) e pelas drogarias, farmácias e lojas de cosméticos (1.439).
FRASE DO DIA