MULTAS EM CUIABÁ: Mais de 50% são aplicadas por excesso de velocidade

0
184

Mais de 360 motoristas são multados por dia em Cuiabá por excesso de velocidade e esse tipo de infração representa mais de 50% das multas aplicadas pela Prefeitura. Dados da Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (Semob) apontam que foram registradas 90.143 multas até a segunda semana de maio deste ano, sendo 47.424 por desrespeito ao limite de velocidade.

Apesar de expressivo, os dados apontam uma redução de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 72.693 infrações.

Para especialistas, os radares e a maior conscientização dos motoristas são os principais pontos que colaboram com a diminuição. Além do excesso de velocidade, as outras principais infrações cometidas no trânsito cuiabano são avançar sinal vermelho do semáforo (19.187), estacionar em local/horário proibido (3.418), estacionar no passeio (2.447) e deixar de utilizar cinto de segurança (1.677).

O número de multas já aplicadas este ano é 41% menor do que as ocorrências registradas no mesmo período de 2017, quando 154.750 autuações foram cometidas. Secretário Antenor Figueiredo afirma que a queda no número de multas aplicadas é positiva já que vidas são salvas quando, por exemplo, um motorista respeita a velocidade.

Segundo ele, um dos pontos que colaboram para essa redução são os radares implantados na capital. Ele lembrou que quando os equipamentos começaram a ser instalados, houve muitas críticas e até mesmo uma “classificação” como indústria da multa, porém o objetivo sempre foi a redução nos números de acidentes e mortes no trânsito, em especial nas principais avenidas da cidade.

Figueiredo ressalta que todos os equipamentos estão sinalizados, para cumprir o objetivo que é advertir o motorista sobre a velocidade que precisa ser respeitada e, assim, o mesmo não são “pego” de surpresa. Ele destaca que só são multados aqueles que não respeitam as leis de trânsito, portanto não cabe a “desculpa” de que os equipamentos são usados para “retirar” dinheiro dos motoristas.

“Não tem como falar em indústria de multa, quando os resultados estão aí para todos verem. Se você respeita, você não é multado”. Para o especialista em trânsito Eldemir Pereira, a cidade evolui e o trânsito precisa acompanhar por isso medidas como a instalação de radares, a sinalização viária, a instalação de botoeiras, faz parte da construção de um trânsito melhor para todos.

Ele lembra que em muitos casos, quando não há punição, não existe também o respeito às leis. E muitas vezes, mesmo quando há uma fiscalização e uma punição, ainda assim existem aqueles que insistem em desrespeitá-las. Um exemplo disso pode ser percebido nas faixas exclusivas para ônibus.

Dados da Semob apontam que, em média, 11 motoristas são multados por dia trafegando na faixa exclusiva de ônibus na capital. Do dia 15 de fevereiro até o fim de maio foram aplicadas 1.158 multas por meio das câmeras de vídeo monitoramento nas 3 principais avenidas da capital.

No ano passado, mais de 15 mil notificações de cunho educativo, sem qualquer cobrança de multa vinculada, foram aplicadas aos motoristas que não respeitaram a faixa. Ou seja, mesmo com a retomada das multas, os motoristas continuam a cometer esse tipo de infração. A partir de agora, esses números podem subir ainda mais.

Os motoristas que trafegam pela avenida Getúlio Vargas precisam ficar mais atentos, pois a na via o uso da faixa já começou a funcionar nos locais já sinalizados. Atenção às leis Entre os principais problemas percebidos por especialista para o desrespeito às leis de trânsito está o desconhecimento das mesmas. Na faixa exclusiva, por exemplo, mesmo após uma campanha de orientação, muitos motoristas alegam ter dúvidas sobre o funcionamento.

O secretário de mobilidade lembra que uma das questões mais levantadas é quanto às restrições da faixa. Segundo ele, aquele motorista que vai entrar à direita pode acessar a faixa em qualquer altura dentro do quarteirão, utilizando a seta de conversão à direita. A multa está na desatenção, quando o motorista vai entrar apenas várias quadras à frente e já entra na faixa.

Outro ponto lembrado é a questão dos horários, já que em determinadas horas e dias da semana a faixa é livre. A faixa é exclusiva para ônibus de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.

Em relação à velocidade nos radares, as categorias das multas e a velocidade são os principais questionamentos. Nos radares, ao ser flagrado transitando em velocidade superior ao permitido na via, o motorista pode ser enquadrado em até 3 situações: se o excesso for em até 20%, inclusão de multa na categoria média, se for superior a de 20% até 50%, a infração é considerada grave, superior à máxima permitida em mais de 50%, a penalidade aplicada é gravíssima.

Mortes Apesar do secretário considerar que a redução de multas estaria diretamente ligada à redução de acidentes e mortes, a análise não está correta. Os acidentes de trânsito mataram 50 pessoas nos primeiros 4 meses deste ano na Grande Cuiabá e deixaram 810 feridos.

A Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) atendeu 34 acidentes com mortes em Cuiabá este ano, contra 28 no ano anterior, um aumento de 21%. Em Várzea Grande foram 16 mortes tanto neste ano como em 2107.

*Reportagem de Dantielle Venturini A Gazeta|MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui