Kelly apresenta projeto do Centro de Atendimento do Autista de Cuiabá

0
151
Ilustração

Da Redação (com informações da assessoria)

 

Para falar sobre as conquistas alcançadas pela Associação Amigos do Autista de Mato Grosso, a primeira parte da Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta terça-feira (06) foi ocupada pela senhora Kelly Cristina do Nascimento Viegas, por indicação do vereador Lilo Pinheiro (PDT).
Ela mostrou ao Plenário o projeto de reforma do prédio onde funcionava uma escola municipal no bairro Santa Cruz II, que estava abandonado e foi cedido pela Prefeitura para a Associação, para que seja ali construído o Centro de Atendimento do Autista de Cuiabá.
Contando com diversas parcerias – destacadamente da Construtora Plaenge que doou grande parte do material necessário – a Associação está toca reforma para dotar aquele espaço de recepção, sala de atividades, sala de treinamentos, estimulação precoce e AVD (Atividade de Vida Diária), e área de recreação. O centro vai oferecer acompanhamento com especialistas em neurologia, psiquiatria, psicologia e fonoaudiologia.
A Associação oferece acompanhamento às famílias de autistas de todo o Mato Grosso, disponibilizando orientação jurídica e formação educacional. Kelly Cristina esclareceu que “contamos com a colaboração das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, com as câmaras municipais das duas cidades também e do governo do estado”.
“Fazemos visitas às famílias que não conseguem não dispõem de condições para fazer o transporte, pois existem casos bastante severos que não permitem o deslocamento da pessoa autista”, frisou Kelly.
As obras estão sendo custeadas com doações. Foi realizado um bazar solidário que arrecadou pouco mais de 106 mil reais. O vereador Lilo destinou 300 mil reais em emenda impositiva.
O vereador lembrou que essa luta vem desde o ano de 2015 quando, atuando como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, apresentou Projeto de Lei que instituiu a primeira semana do mês de abril como a Semana de Conscientização e de Reflexão sobre a causa Autista, mas já visando a construção de um centro integrado de atendimento ao autista. Tendo em vista o apoio recebido, Lilo disse acreditar que até o ano de 2020 “este projeto vai ser uma realidade”.
O vereador Luís Cláudio (PP), pediu a palavra para destacar a lição que Associação deixava naquele momento para a Câmara e a sociedade: não se podemos desistir do nosso sonho. Um dia ele acontece.
O vereador Vinícius Hugueney (PV), que presidia a Sessão no momento, falou em nome da Câmara e do Presidente Misael Galvão (PSB), parabenizando pela luta, salientando que “temos certeza cercadas de grandes pessoas, vão alcançar grandes feitos para essas pessoas que tanto necessitam de nossa ajuda”.
Foto: Ilustração

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui