O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (9), um alerta amarelo de perigo para chuvas intensas em todos os municípios de Mato Grosso, até essa quinta-feira (10). Conforme o aviso, o estado deve registrar chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia, com ventos que podem chegar a 60 quilômetros por hora.
Devido aos temporais, o Instituto destacou que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Embora o alerta abrange todo o estado, os municípios mais propícios a serem atingidos pelas tempestades são:
- Barra do Garças
- Comodoro
- Cuiabá
- Rondonópolis
- Sapezal
- Sinop
- Tangará da Serra
Temporal em Cuiabá
estações de ônibus e causa infiltração em teto de shopping
Nessa terça-feira (8), uma forte chuva atingiu Cuiabá e causou estragos e transtornos em diversos pontos. O temporal alagou avenidas, destelhou casas e até causou infiltração em parte do teto de um shopping. A Defesa Civil informou que choveu mais que o volume previsto, de 60 milímetros por hora.
O temporal destelhou casas no bairro Santa Marta e desabou casas. De acordo com a Defesa Civil, a chuva ainda alagou e derrubou o muro da Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Jardim Leblon. As estruturas do antigo Pronto Socorro e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) também foram invadidas pela água.
Já no bairro Jardim das Américas, carros ficaram ilhados nas ruas. O shopping da região teve parte do teto comprometida pela infiltração, que causou alagamento na praça de alimentação. A região central também ficou inundada, a água invadiu a estação Bispo e deixou e os usuários de transporte público ilhados.
Motorista ilhado
Durante o temporal que atingiu a capital, o motorista de aplicativo João Márcio Gonçalves de Jesus, de 52 anos, ficou ilhado em cima de um carro. A Defesa Civil informou que choveu cerca de 75 milímetros de chuva em uma hora.
Vídeos registrados por moradores que presenciaram a cena mostram o motorista sentado em cima do veículo em que trabalha, no meio da Avenida Manoel José de Arruda, que ficou completamente alagada.
Em entrevista ao g1, João contou que o veículo foi alugado para o trabalho e que agora ele e a esposa precisam de ajuda para custear os danos causados no carro. Segundo ele, o veículo não tem seguro.
☔Como se proteger em tempestades
- Não se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão, pelo risco de queda e descargas elétricas;
- Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
- Evitar locais abertos como campos de futebol por causa do risco de raios;
- Não estacionar automóveis próximos a torres de transmissão;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Não tomar banho em rios, lagoas ou cachoeiras durante temporais intensos;
- Nunca tocar em fios e cabos partidos.