Inscrições para Exame Online podem ser feitas na Caravana da Transformação

0
140
Divulgação

Haverá também emissão de declaração de conclusão parcial ou total do ensino fundamental ou médio

Os serviços de Cidadania da Caravana da Transformação do Governo do Estado, que começam no dia 23 de abril na Arena Pantanal, em Cuiabá, agrega mais um serviço para a população. Trata-se do atendimento para inscrição ao Exame Online, orientações, emissão de declaração de conclusão, parcial ou total do Ensino Fundamental ou Médio, oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

Haverá também a inscrição para o Exame Nacional de Certificação e Competência da Educação de Jovens e Adultos (Enceja), previsto para ocorrer em agosto. O serviço estará disponível para pessoas com idade acima dos 15 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental, e acima de 18, para quem não tem o Ensino Médio.

Para ter acesso aos serviços, o interessado deve procurar o estande da Seduc no evento.

Segundo o gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Elinaldo Ângelo da Conceição, na Caravana da Transformação será feita a inscrição e a pessoa deverá agendar a prova – que deve ser realizada em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Em Cuiabá, são duas opções: Ceja Almira Amorim, no bairro CPA, e Ceja Cesário Neto, no Centro da Capital. Em Várzea Grande, no Ceja Licínio Monteiro. Quem for morador de outra cidade também pode fazer a inscrição e procurar o Ceja mais próximo de sua residência. “Como pré-requisito, a pessoa deve levar documentos pessoais e ter um e-mail. Caso não tenha, pode ser criado na hora”, destaca.

Após a inscrição, o interessado terá um link com acesso ao conteúdo programático para estudar para a prova. O aluno poderá estudar em casa e, quando se sentir preparado, procurar um Ceja para fazer o exame online. “A prova é aberta em uma tela de computador e o estudante responderá as questões”, explica Elinaldo.

Declaração de conclusão

Além das inscrições, as pessoas que já tenham eliminado alguma das quatro áreas de ensino ou módulos, poderá solicitar a certificação parcial ou total, através da declaração de conclusão. “A declaração é um documento oficial e substitui temporariamente o certificado e o histórico”, assegura.

Para o secretário adjunto de Política Educacional, Edinaldo Gomes dos Santos, trata-se de um serviço essencial para quem precisa concluir os estudos e não tem tempo disponível. “A Seduc sempre disponibilizou tudo o que é possível para quem não terminou os estudos. E estamos com mais um serviço para quem não tem tempo disponível”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui