A direção do Hospital Municipal São Benedito, gerenciado pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e com o posto de saúde do bairro Quilombo, tomou a iniciativa de imunizar todos os seus colaboradores contra a Influenza (H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B) dentro da própria unidade hospitalar. A ação ocorreu nos dias 6 e 7 de maio, garantindo acesso também aos plantonistas.
O hospital também já tinha vacinado 100% de toda equipe que atua no local contra o vírus, logo quando começou a campanha “Vacina Cuiabá – Sua Vida Em Primeiro Lugar”, por ser uma das unidades que atuam exclusivamente no tratamento contra a Covid-19, na Capital.
“Nós buscamos zelar por quem sempre cuida da nossa gente, que são os profissionais da saúde, que estão na linha de frente. Não podemos esquecer que outras doenças também matam e estamos juntos nessa campanha da h1n1 para imunizar os colabores da área de saúde. Ressaltamos que é necessário que os profissionais da saúde sejam imunizados, pois também trabalham em outros hospitais e muitos deles não tem tempo para estarem indo em postinhos, e por isso fizemos essa campanha dentro do hospital São Benedito, trazendo mais comodidade, mais zelo e humanização aos nossos colaboradores”, disse o gerente RT do setor SESMT, do hospital municipal, Jonathan Ferreira Gomes.
“Como é o mês do profissional da saúde, é o mês da Enfermagem, os presenteamos com a imunização no próprio hospital. Hoje não é só a Covid-19 que está ceifando a vida das pessoas, existem outras doenças existentes, como é o caso da h1n1, dengue, entre outras tantas. A nossa gente merece respeito e a gestão Emanuel Pinheiro tem respeitado o cidadão, respeita o momento, e principalmente respeita os colaboradores”, ressaltou ele.
O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Célio Rodrigues, também fez questão de ressaltar a importância da imunização contra a Influenza não só para os colaboradores do Hospital São Benedito, mas para toda população e pediu ainda, que os que compõe s grupos prioritários de vacinação não deixem de se vacinar.
“A vacinação é de extrema importância, principalmente para a gente que é da área da saúde, que lida diariamente com pessoas com infecções respiratórias, que tem um contato maior com os pacientes e, consequentemente, contato direto com os vírus. Mas também é fundamental que as pessoas não deixem de ir até os postos de saúde para tomar as doses, que já estão disponíveis. Infelizmente, a Covid-19 tem sido uma forte doença, que tem tirado a vida de muitos entes queridos, mas há ainda a preocupação com as outras enfermidades e estar imunizado é essencial neste momento”, informou o diretor.
O prefeito Emanuel Pinheiro também destacou mais uma vez a importância de todos aderirem à vacina. “As pessoas precisam estar protegidas de todos e qualquer vírus que possa ameaçar a vida humana. Infelizmente estamos ainda com baixa procura pela imunização contra a Influenza, e isso não pode continuar. Já perdemos aí milhares de vidas para esse vírus anos atrás e hoje se temos uma vacina é graças a Ciência e ao trabalho de gestão que faz com que ela chegue até a população. A saúde cuiabana é nossa prioridade e continuará sendo em toda nossa gestão, então peço que todos vocês hajam com a mesma importância e se vacinem, porque a vacina salva vidas”, disse.
Campanha contra a Influenza
Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está vacinando contra a influenza, os idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, do pré ao nível superior de Cuiabá, e trabalhadores da saúde. A previsão é que a campanha aconteça até o dia 9 de julho.
A procura pela vacina tem sido baixa na Capital, mas a Prefeitura ressalta que as pessoas devem se atentar para a importância da imunização contra a gripe, pois ela também pode gerar hospitalização e até óbito.
Visando a segurança dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde montou toda uma estrutura de tendas nas unidades de saúde, para triagem dos pacientes e separação entre as pessoas saudáveis e que podem se vacinar daquelas que procuram as unidades com suspeita de covid-19.
As unidades que NÃO terão vacina contra a gripe são: PSF Osmar Cabral / Liberdade, PSF Nova Esperança, PSF Pedra 90 lll e lV e PSF São Gonçalo, na região Sul; PSF Novo Horizonte e CS Ana Poupina, na região Leste; PSF Santa Amália /Jd. Araçá, PSF Santa Isabel I e II e PSF Santa Isabel III, na região Oeste.