Por Evelyn Souza, com supervisão da editora-chefe
Hipertensão é uma doença traiçoeira, pois quando ela se mostra presente, o funcionamento de vários órgãos já se encontra afetados. Em 90% dos casos, a doença é herdada dos pais. Somente no Brasil, 388 pessoas morrem por dia por pressão arterial e a doença também costuma atingir pessoas acima dos 65 anos, segundo pesquisa do Ministério da Saúde de 2018.
O problema é caracterizado por uma grande pressão sanguínea nas artérias. Esta pressão faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
A hipertensão pode apresentar sintomas como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Os grandes causadores desta doença é uso de fumo e bebidas alcoólicas, e o alto consumo de sal na alimentação, além de outros fatores como a obesidade, estresse, falta de exercício físico e os níveis altos de colesterol. A pressão alta não tem cura, mas pode ser controlada através de medicamentos, que devem ser receitados por um médico.
Considera-se que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8. Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Agora, que tal dar uma atenção especial para a sua alimentação e, de quebra, se prevenir e cuidar da hipertensão. Se liga nessa dica:
Receita: Terrine de Espinafre, salmão e cogumelos
Ingredientes:
1 maço de espinafre
3 ovos
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher (chá) de sal
Recheio:
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
400g de salmão fresco, em cubos médios
1 xícara (chá) de cogumelos Paris frescos picados
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada
Modo de preparo: retire as folhas do espinafre, lave bem e coloque em uma panela. Regue com 2 colheres (sopa) de água e cozinhe com a panela tampada por cerca de 5 minutos. Retire, escorra bem e reserve. Coloque no liquidificador os ovos, o creme de leite, o amido de milho, a noz moscada, o sal e o espinafre reservado. Bata por 2 minutos e reserve.
Refogue a cebola no azeite até amaciar e junte o salmão, os cogumelos e o sal. Mexa e refogue por cerca de 2 minutos ou até que o salmão comece a perder a cor rosada. Adicione a cebolinha verde e coloque no fundo de uma forma refratária média untada com azeite. Por cima, despeje a mistura de espinafre. Leve ao forno médio (200◦C), por cerca de 30 minutos e sirva.
Dica: o peixe é rico em ômega-3. Já o espinafre é fonte de ácido fólico, importante para o bom funcionamento das células, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares.
Foto: Ilustração