Com a proximidade do feriado de Carnaval, o MT Hemocentro, único banco público de coleta de sangue do Estado de Mato Grosso precisa de doadores para abastecer os estoques de todos os tipos sanguíneos: A, B, O e AB, positivo ou negativo.
O mês de fevereiro é considerado um dos períodos mais críticos do ano, pois é nesta época que as equipes do centro de coleta enfrentam dificuldade para atender aos hospitais públicos, pois a quantidade de bolsas de sangue fica insuficiente com a diminuição de coleta e o aumento no número demanda.
Essa baixa no número de coletas é o reflexo do período de férias, uma vez que no início do ano, boa parte dos doadores está em viagem. No entanto, essa dificuldade em manter o estoque vem sendo observada desde o final do segundo semestre do ano passado, conforme explica a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.
“No mês de novembro de 2019, houve um aumento em todo o Estado no número de cirurgias eletivas. Esse fator, automaticamente, reflete e impacta na unidade de coleta, pois em qualquer cirurgia é necessário fazer transfusão de sangue”, explicou a diretora.
Para reverter este cenário critico, a diretora da unidade pede “que a população do Estado de Mato Grosso faça sua doação de sangue nas unidades de coleta e transfusão de sangue, existentes na capital e no interior”. “Além disso, os doadores que residem em Cuiabá e região metropolitana podem fazer suas doações no MT Hemocentro para nos ajudar a aumentar o número de estoque de bolsas de sangue neste período”.
De 18 a 21 de fevereiro a unidade estará em pleno funcionamento das 7h30 às 17h30 aguardado os voluntários à doação. Além disso, outra opção para quem desejar realizar a doação de sangue é ir até o Hemobus, ônibus de coleta que fica estacionado em pontos estratégicos da Capital.
Na quarta-feira (19.02), o ônibus estará parado no estacionamento do Fórum de Várzea Grande. O horário de atendimento para coleta é das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Na sexta-feira (21.02), será a vez dos servidores e visitantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na capital, receberem o atendimento do ônibus no pátio do Tribunal, das 8h às 16h.
No período de feriado de carnaval que vai de 22 a 26 de fevereiro, a unidade estará fechada para coleta. O retorno das atividades será quarta-feira (26), das 13h às 17h30.
O que é preciso para doar?
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e carteira Profissional emitida por classe);
– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
– (Menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar alimentado;
– Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, o doador deve aguardar 2 horas;
– Ter dormido 6 horas nas últimas 24 horas.
Serviço
O MT Hemocentro é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. Além disso, atende ao Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital Municipal São Benedito e Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
MT HEMOCENTRO – Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Rua 13 de Junho, 1055. Porto. Cuiabá – MT.
Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225
Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – MT
Rua General Vale 182. Bandeirantes. Cuiabá – MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Por Carlos Celestino