Redação (com informações da assessoria)
A Guarda Municipal de Várzea Grande – órgão de segurança municipal que integra a secretaria de Defesa Social – divulgou o relatório de atividades realizadas pela corporação durante todo o mês de agosto. Segundo os dados operacionais foram registrados neste período 7.542 ações, dentre elas ocorrências, atendimentos, acompanhamento, rondas ostensivas e preventivas além de autuações de trânsito.
O programa Educação para o Trânsito – que desenvolve projeto em escolas das redes municipal, estadual e particular, com o Teatro de Fantoches – fechou o mês com o saldo de 3.319 apresentações.Também foram realizados 682 patrulhamentos nas unidades escolares e 471 alunos foram atendidos com o projeto “Paz e Segurança na Escola’.
“A Guarda tem superado as estatísticas de anos anteriores, em especial em áreas sociais e preventivas, a exemplo do projeto “Ronda Escolar”, que atua na segurança dos alunos da Rede Pública e Privada, a “Arte de Ensinar”, que aborda de uma forma lúdica temas da atualidade, e o projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar”, que atende alunos da rede pública que lideraram os números de atendimentos neste mês de agosto”, explicou o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, lembrando que esses projetos são desenvolvidos em parceria com a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
O secretário destacou também que ações repressivas e preventivas também tiveram aumento no decorrer dos meses. Equipes da Guarda Municipal aplicaram 1.691 autos de infração (multas) em ações desenvolvidas em parceria com as policias civil e militar; realizaram 103 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito sem vitimas; 4 manutenções preventiva veicular; 13 registros de ocorrências; 78 monitoramento de medidas protetivas, contra a violência a mulher. Além disso a defesa civil realizou neste período 10 atendimentos, e a Junta Militar prestou atendimento a 1.171 jovens para o serviço militar.
O secretário disse ainda que o aumento nas atividades desenvolvidas pela instituição de segurança municipal tem sido observado mensalmente, e em todos os setores que integram a pasta. “Em 2018 fechamos o ano com mais de 50 mil atendimentos, e neste ano esse número deve dobrar, uma vez que somente neste semestre do ano já contabilizamos mais de 40 mil ”, pontuou