Rafael Medeiros, da Redação
A carga de trabalho dos servidores públicos de Mato Grosso volta a ser de 8 horas diárias a partir de janeiro de 2019, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A mudança foi anunciada pelo governador Mauro Mendes (DEM) desde novembro de 2018.
O expediente reduzido, com 6 horas diárias, passou a vigorar em setembro de 2016, sob o comando de Pedro Taques (PSDB), com justificativa de trazer economia nas despesas, a exemplo dos custos com energia elétrica.
Levantamentos feitos por Mauro e sua equipe, ainda durante a transição, mostraram que a carga menor não trouxe economia significativa aos cofres públicos.
Para Mauro Mendes, a reedição da carga de 8 horas trará maior produtividade e eficiência nos serviços prestados pelo Estado ao cidadão, inclusive no que tange ao aumento da arrecadação.
“Ele está pautado nas leis e esperamos que convoque o Fórum Sindical para aparar as arestas e começar o mandato de forma branda. Não adianta nos ameaçar. O governo tem poder de fazer mudanças e respeitamos isso”, disse um dos coordenadores do Fórum Sindical, Oscarlino Alves.
Ainda em novembro, os servidores públicos receberam com naturalidade o anúncio de que a carga horário de trabalho em órgãos do Poder Executivo voltaria a ser de 8 horas diárias