Patrulhamento na região do Pantanal resultou na apreensão de 288 quilos de pasta base de cocaína, na noite de quinta-feira (30). A ação foi conjunta entre o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Polícia Federal. Ao todo, mais de 2,6 toneladas de drogas foram apreendidas na fronteira, no período de janeiro a 30 de maio.
Por volta das 22h, os policiais realizavam patrulhamento na região do Pantanal, em Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá) e, ao sinalizar parada para um veículo, o condutor acelerou e fugiu.
Nesse momento, foram realizados bloqueios na região para localizar a caminhonete, que foi encontrada abandonada. A droga estava na carroceria, separada em tabletes. Os ocupantes do veículo fugiram pela região de mata.
“Nossos policiais atuam diuturnamente para a repressão aos crimes na fronteira, principalmente o tráfico de drogas. Os resultados já alcançados reforçam o trabalho que é desenvolvido pelas unidades de segurança, que atuam de forma integrada ao longo dos 983 km de fronteira do Brasil com a Bolívia”, argumenta o coordenador do Gefron, José Nildo de Oliveira.
Na última quarta-feira (29), uma operação conjunta do Gefron com a Polícia Federal de São Paulo apreendeu mais de 973 quilos de substância análoga à cocaína.
A droga saiu da Bolívia em uma aeronave com destino ao município de Biritiba-Mirim, interior de São Paulo. Com a troca de informações entre as polícias dos dois estados, parte da droga foi encontrada em uma caminhonete em uma propriedade rural e outra parte estava enterrada.
Três pessoas, entre eles, o piloto da aeronave, foram presos.
Balanço
No período de janeiro a 30 de maio, 91 ocorrências foram registradas na fronteira, que culminaram na apreensão de 14 armas e 916 munições e cumprimento de 47 mandados judiciais.
A base operacional do Grupamento fica no município Porto Esperidião. Outros pontos de fiscalização estão distribuídos na região do Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso, Avião Caído (em Cáceres), Canil Integrado (Cáceres), além da sede administrativa que fica na Sesp, em Cuiabá.
O Gefron conta com um canal de disque-denúncias, que é o telefone 0800.646.1402. As informações recebidas são checadas pelo Grupamento e a identidade é mantida em sigilo.