Com experiência no atendimento da perda auditiva em Cuiabá há mais de dez anos, a fonoaudióloga Samia Helena Ribeiro da Audax Aparelhos Auditivos, recomenda algumas dicas para os pais ficarem atentos no que tange a audição das crianças e futuros problemas auditivos que podem ser evitados com o diagnóstico precoce. Em todo mundo, cerca de 32 milhões de crianças são afetadas por esse problema.
A perda auditiva infantil causa prejuízos nas habilidades cognitivas dos pequenos, e é de extrema importância que se identifique os sinais desde cedo e entre em contato com um especialista para um diagnóstico.
“Quanto mais cedo a deficiência auditiva for detectada, mais rápido a criança poderá iniciar o tratamento e retomar o processo de evolução cognitiva. O teste da orelinha deve ser feito no recém-nascido para que tenha um cuidado desde cedo”, disse Samia Helena.
Ribeiro orienta que os sintomas da perda auditiva infantil são: Dificuldade para ouvir e responder quando indagado, se o seu filho te olha com muita intensidade, pode indicar que escutar é uma atividade que exige muito esforço, atraso na fala, televisão em volume muito alto e desatenção e dificuldade de concentração.
A adoção do tratamento irá permitir que a criança participe das atividades do dia a dia, brincando e estudando sem qualquer transtorno. “Hoje, existem aparelhos auditivos desenvolvidos especialmente para bebês e crianças. São todos confortáveis, resistentes à água e de simples adaptação”, detalha Ribeiro.
Fonte: Assessoria