Festa de São Benedito é mantida com os cuidados de biossegurança

0
152

O evento cuiabano conhecido pela devoção e delícias gastronômicas começa nesta terça-feira (5) e segue até domingo, com sistema de retirada de alimentos para evitar aglomeração. Nesta terça-feira, primeiro dia, as celebrações iniciaram às 5h da manhã, com uma missa no entorno do Lago do Rosário em homenagem a São Benedito e levantamento de mastro e, em seguida, o tradicional “tchá com bolo” com retirada em drive-thru. No período noturno será servido jantar com gastronomia regional.

Este ano será lançado um memorial dos festejos com exposição de quadros, fotos e objetos da história da festa no período de 1990 a 2020. A mostra poderá ser visitada até domingo.

Antecedendo os festejos, fiéis realizaram no último sábado (02), a clássica Lavagem da Escadaria da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A lavação da escada é um costume afro cultural com missão de resgatar e dar visibilidade à cultura africana. O evento é organizado por uma comissão e tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Capital.

A devoção a São Benedito em Mato Grosso surgiu no mesmo tempo que a cidade de Cuiabá, no século XVIII, com a vinda dos portugueses e escravos africanos, que encontraram nesta Vila toda a sorte de dificuldades e se “uniram” para promover momentos de religiosidade e festa em honra ao santo negro.

A igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, atualmente, é considerada a mais antiga igreja remanescente de Cuiabá, já que das três primeiras igrejas da cidade, somente esta sobreviveu à demolição, ao contrário da igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho e da Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui