Para sensibilizar a sociedade em geral e esclarecer dúvidas sobre o transtorno do espectro autista (TEA), o programa de extensão Centro de Equoterapia (CEEq) da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (Faaz/UFMT), juntamente com o projeto de pesquisa “Anjos de Quatro Patas: Equoterapia para portadores do TEA”, promoveu a exposição fotográfica “Meu Pequeno Príncipe: Um novo olhar sobre o autismo”, na noite de terça-feira (17), no Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, durante a Semana de Arte e Cultura.
Conforme a coordenadora dos projetos, professora Lisiane de Jesus, a proposta foi bem aceita entre a comunidade escolar – estudantes, professores e dirigentes. “Os estudantes e pais presentes estavam bem interessados sobre o tema, por meio de perguntas e busca de mais informações sobre o TEA”, comentou a docente. Participaram estudantes do curso de Psicologia e Zootecnia da UFMT e de Fisioterapia do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), que integram o projeto.
De natureza sociocultural, a iniciativa consistiu em aliar textos informativos sobre o TEA com frases do livro “Meu pequeno príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry. “O objetivo é sensibilizar e conscientizar sobre o transtorno, por meio de fotografias das crianças participantes do projeto em seu cotidiano e interações com familiares, terapeutas e animais co-terapeutas, que são os protagonistas desse processo, por favorecer as relações sociais e afetividade”, finalizou a docente.
Por Assessoria