A iniciativa tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre o cotidiano rural, para crianças entre a faixa etária de 5 a 14 anos
O projeto Mini Fazendinha da Prefeitura de Cuiabá (Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico) foi lançado oficialmente e teve sua programação divulgada, nesta terça-feira (04), no auditório do Palácio Alencastro, sede do Executivo municipal.
O evento acontece entre os dias 11 e 15 de abril, no estacionamento do Shopping Orla e possui o objetivo de propiciar conhecimentos referentes ao cotidiano rural, principalmente para crianças entre a faixa etária de 5 a 14 anos.
Uma das dinâmicas do evento é aproximar a população urbana do campo e levar informação, conhecimento e conscientização quanto ao processo agropecuário e as destinações de alimentos e animais dentro do contexto de alimentação saudável.
“Proporcionar as crianças da região urbana, acostumadas com o dia a dia da cidade grande, uma visão diferente do campo e da vida rural, sob a perspectiva da produção agropecuária e seus processos até a comida chegar à mesa é de uma dimensão socioambiental enorme”, explicou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, madrinha do projeto e uma das suas principais incentivadoras.
Serão 11 tendas com seus respectivos estandes como, por exemplo, os de exposições de animais de grande e pequeno portes, onde veterinários farão a explanação técnica quanto à anatomia animal, dentre outros assuntos. Já na parte da agricultura, alguns estandes trarão os processos de plantio de verduras e legumes até sua colheita e processamento para o consumo final.
A Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), uma das instituições apoiadoras envolvidas com o projeto, disponibilizará gratuitamente em torno de 250 a 300 mudas de plantas frutíferas e flores tropicais de 30 espécies diferentes.
De acordo com a representante da instituição, Sônia Trindade, técnicos da Empaer vão orientar o público quanto à conscientização do cultivo e plantio bem como as especificações de cada espécie, entre outras instruções técnicas presentes no trabalho desenvolvido pela entidade.
Desenvolvimento Econômico
O viés econômico também está entre as principais metas do evento, uma vez que, a iniciativa também irá oferecer maior movimentação ao complexo comercial Shopping Orla, o que garante circulação financeira para os mais de 230 permissionários constantes no local.
“Vamos fomentar o local, devido à crise a situação comercial não anda favorável, então resolvemos fazer esses tipos de ações [eventos] para atrair o público ao local e com isso levar mais movimentação e, consequentemente, circulação comercial”, contou Jorge Antônio, um dos idealizadores do projeto e também lojista do Shopping Orla.
O viés econômico também está entre as responsabilidades institucionais do gestor da pasta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Hugney, principal viabilizador da ação. O secretário explica que a promover opções para o desenvolvimento econômico é uma das principais missões do prefeito Emanuel Pinheiro.
“Vamos marcar esse evento no calendário cuiabano porque essa é mais uma das ações que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem buscado para garantir opções de desenvolvimento econômico às áreas comerciais de Cuiabá. Esse é o compromisso com a classe comercial e vamos buscar cada vez mais atrativos para impulsionar a Capital dos 300 anos”, disse o secretário.
O cunho social do projeto está previsto na destinação da arrecadação do valor de entrada já que parte do montante será destinada para alguma instituição social ainda a ser definida pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a cargo do secretário Wilton Coelho.
Essa ação é mais uma idealização de viés social pensado pela primeira-dama Márcia Pinheiro que tem, cada vez mais, se preocupado em extrair o social de diversas ações da Prefeitura de Cuiabá.
Serviços
Local: Shopping Orla – Av. Oito de Abril, 39 – Bairro Porto, Cuiabá – MT
Data: 11 a 15 de abril
Entrada: R$ 5,00
Exposições e Serviços:
· Decorações Temáticas;
· Baias com exposição de animais;
· Lagos ornamentais com peixes;
. Cozinha da fazenda; · Paiol da fazenda;
· Stand de queijos e doces;
· Horta da fazenda;
. Jardim da fazenda;
· WorkShop;
· Apresentação de Equoterapia.