A Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas (EPA), no Bairro da Lixeira, em Cuiabá, realiza nesta sexta-feira (05.04) o encerramento do Projeto Cuiabá Rumo aos 300 anos, iniciado em 2017. Nesse período, professores e alunos trabalharam oito salas temáticas com nomes que homenageiam pessoas e símbolos da capital. Participam alunos do ensino fundamental e ensino médio.
Os homenageados foram Flor Ribeirinha (grupo de dança de cururu e siriri), Pescuma (cantor regional), Moisés Martins (poeta), São Benedito (padroeiro da cidade), Viola de Cocho (instrumento musical nativo), Dona Eulália (famosa pelo seu bolo de arroz), Rio Cuiabá e Cabeça de Pacu.
Conforme o coordenador de linguagem da EPA, Jackson Regis, cada tema sempre trouxe uma novidade. Ele explica que, no caso da temática Moisés Martins, haverá um varal de poesias, linguajar cuiabano entre outros detalhes. “Os alunos, acompanhados de dois professores orientadores da sala temática, vão passar a história de vida do poeta e vão declamar poesias”, frisa.
Na temática Cabeça de Pacu, os estudantes vão lembrar o famoso ditado de que “quem come cabeça de pacu não sai mais de Cuiabá”, além de pratos típicos da culinária local.
Jackson Regis lembra que, desde que a EPA se transformou em escola plena, com a instituição de salas temáticas, os professores já tinham em mente homenagear o terceiro centenário da capital. “Escolhemos temas importantes que nunca serão esquecidos, pois fazem parte de nossa história”.
O coordenador explica que, todo ano se faz o balanço dos trabalhos e nesta sexta-feira, será o encerramento do ciclo. No período matutino é aguardada a presença de Moisés Martins, dona Eulália e um representante da Igreja de São Benedito.
“Teremos apresentação cultural na quadra da escola, no período matutino. Depois, um almoço com pratos típicos da culinária cuiabana para os presentes”, destaca. O período vespertino é destinado para visitação das salas temáticas.
Ética, Cidadania e Familia
A EE Tancredo Neves, do Jardim Leblon, em Cuiabá, comemora os 300 anos de Cuiabá nesta sexta-feira (05), às 19h, com uma festa para a comunidade. Haverá apresentações culturais, uma feira gastronômica para toda a comunidade. O evento faz parte do Projeto Ética e Cidadania que será trabalhado durante o ano letivo de 2019. Em cada bimestre é desenvolvido um subtema.
“Neste primeiro bimestre, trabalhamos o tema família. Nossos alunos são de bairros próximos do Jardim Leblon e ética e cidadania é um tema carente nessas comunidades. Por isso, trabalhamos a família, como subtema e como motivação para a participação dos pais, trabalhamos os 300 anos de Cuiabá”, destaca a diretora Márcia Proença.
Como estímulo para a participação dos pais, a comunidade será recepcionada com a apresentação de cururu e siriri. Além disso, a escola prepara um cardápio com comidas típicas, como arroz com pequi, paçoca de pilão, galinha com arroz entre outros. A diretora ressalta que tudo será preparado pelos alunos. “Desde a recepção até a apresentação cultural passando pela preparação da comida típica, tudo tem a participação dos estudantes”, explica Márcia Proença.
Várzea Grande
Os 300 anos da capital de Mato Grosso ultrapassam os limites da cidade. Em Várzea Grande, os estudantes da Escola Estadual Demétrio de Souza, no Jardim Maringá I, abre as portas para comemorar o tricentenário de Cuiabá. Toda a comunidade foi convidada para prestigiar o evento.
Nesta segunda-feira (08.04), nos três períodos, haverá visitação de uma sala temática sobre Cuiabá com exposição de fotografias antigas e vídeos. Haverá também apresentações culturais.
Conforme o diretor Paulino César de Carvalho, os professores de história desenvolveram um trabalho abrangendo os fatos históricos da capital “Trata-se de um trabalho interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas com a temática Cuiabá, cidade rica em cultura”, destaca.
Os professores trabalharam também a parte musical que será apresentada no período vespertino. No período da manhã, estará aberta a sala temática.
A escola que atende a quase 600 alunos, disponibiliza o ensino fundamental – do 1º ao 9º ano, ensino médio e educação de jovens e adultos.