Entendo a importância de, além de inaugurar, também manter as praças públicas em bom estado de uso, a Prefeitura de Cuiabá montou uma equipe especifica para a realização desse trabalho. O novo planejamento de zeladoria para esses espaços de lazer está em andamento desde o início deste ano e é executado por mais de 30 reeducandas que fazem parte do projeto Nova Chance.
Respeitando as normas estabelecidas pelo regimento do projeto, as mulheres seguem a mesma rotina dos demais funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos. A jornada começa logo às 7h e é finalizada às 17h. Durante o período, elas desenvolvem as atividades de varrição, capinação, roçagem e pintura e outras ações para as quais recebem capacitação logo que contratadas.
“O prefeito Emanuel Pinheiro implantou esse projeto de entrega de praças públicas, democratizando o acesso às áreas de lazer. Mas, tão fundamental quanto realizar a entrega é garantir a manutenção desses espaços. Por isso, montamos esse plano de trabalho, aproveitando nossa parceria com o projeto Nova Chance. Obviamente, em caso de reparos estruturais maiores, cabe ao coordenador de equipe fazer a comunicação para que a solução seja providenciada”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
Apesar da criação de uma equipe para atendimento exclusivo desse tipo de demanda, Stopa lembra que a preservação dos espaços públicos é uma medida que deve ser executada de forma conjunta entre a Prefeitura de Cuiabá e a sociedade. Dessa forma, ele destaca a importância que as Associações de Moradores e a própria população tem dentro do processo de zeladoria.
“A praça é um equipamento criado para a população, que melhora a qualidade de vida e ainda serve como ferramenta de integração social. Sendo assim, é necessário que o cidadão também entenda que ele é uma peça essencial na ocupação do espaço, para que ele não fique ocioso, e, igualmente, na manutenção do bom estado. Por meio desse trabalho em conjunto, conseguiremos evitar a depredação dessas estruturas”, reforça o prefeito Emanuel Pinheiro.
NOVA CHANCE
A contratação de reeducandos para a prestação de serviços à Prefeitura de Cuiabá foi aderia em 2018, por meio de um Termo de Cooperação firmado entre o Executivo municipal e a Fundação Nova Chance (Funac). Com a parceria, eles passaram a compor o quadro de funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, atuando nas demandas de zeladoria em todas as regiões da cidade.
“O projeto Nova Chance é um sucesso e podemos dizer que, dentro da Prefeitura, ele tem cumprido o papel social para o qual foi criado. Atualmente, por exemplo, contamos com dois reeducando que, além dos serviços gerais, passam parte do dia exercendo a função de estagiários no setor administrativo da Secretaria. Ou seja, é uma ação que auxilia na prestação de serviços à população e, ao mesmo tempo, ajuda na ressocialização dessas pessoas”, pontua Stopa.