Entrega de 40 leitos de UTI no HMC ajuda a desafogar demanda de MT

0
253

Da Redação (com informações da assessoria)

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou nesta terça-feira (16), 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da 4ª etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

De acordo com o prefeito, a entrega vai ajudar a desafogar um dos maiores gargalos do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o número reduzido de UTIs no Estado.

Pinheiro não escondeu a satisfação em iniciar mais uma etapa de funcionamento do hospital e fez um breve histórico da abertura da unidade.

“Inauguramos o hospital em 28 de dezembro de 2018, de acordo com o que ficou estipulado dentro do Programa Chave de Ouro, que destinou R$ 100 milhões para a conclusão das obras e para equipar a unidade. Em 25 de fevereiro entregamos a parte ambulatorial do hospital, que atualmente atende cerca de mil pacientes por mês dentro de várias especialidades. Em 22 de abril, entregamos 90 leitos de enfermaria clínica, a farmácia satélite, o laboratório de análises clínicas e parte do parque de imagens. E em 31 de maio abrimos mais 90 leitos de enfermarias clínicas, entre adultas e pediátricas e finalizamos o parque tecnológico de imagens, onde hoje funcionam os serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia. E hoje estamos entregando 40 leitos de UTI, modernos e com equipamentos de ponta. Ainda nesta terça-feira 7 pacientes serão os primeiros a ocuparem as UTIs aqui no HMC”, revelou o prefeito.

Emanuel agradeceu às bancadas federal e estadual pelo apoio que tem dado à sua gestão, principalmente no que tange à saúde pública. “A nossa bancada federal tem sido o esteio da saúde pública de Mato Grosso. Nossos deputados federais foram fundamentais para obter os recursos e os encaminhamentos necessários para a abertura do HMC. A bancada estadual também está ao lado da população cuiabana, ao lado das 500 mil pessoas que dependem do SUS”, disse o prefeito. Ele finalizou os agradecimentos citando os vereadores da base, que são comprometidos com a população e que têm dado sustentação à saúde pública do município que notoriamente vem padecendo há décadas.

O vereador Ricardo Saad elogiou a abertura dos novos leitos do HMC. “Acredito que esses 40 leitos de UTI sejam suficientes para atender a população de todo o estado, porque no mínimo 50% dos pacientes daqui serão pessoas de fora de Cuiabá. Quem é médico sabe da dificuldade que é montar uma equipe em um hospital, pois temos deficiência de profissionais da saúde. Parabenizo o prefeito Emanuel Pinheiro pela empolgação em abrir esse hospital, pois quem ganha com isso é a população”, disse Saad.

O coordenador da bancada federal, deputado Neri Geller falou que é uma honra liderar uma bancada tão coesa e objetiva, que está empenhada em resolver os problemas de Mato Grosso. “Essa obra foi viabilizada por influência da bancada federal e você, prefeito, está administrando com muita competência. Temos o compromisso de ajudar e aproveito para dizer que conseguimos a liberação de R$ 59,8 milhões de reais da emenda. Estes recursos virão para o tesouro do estado para que sejam repassados para os hospitais regionais. Muitas coisas boas ainda vão acontecer em Mato Grosso, a exemplo do HMC”, finalizou Geller.

Quando o Hospital Municipal de Cuiabá estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia), além do moderno centro de imagens e o heliponto.

Também participaram da entrega da 4ª etapa, o deputado federal Carlos Bezerra, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, os deputados estaduais Dr Gimenez, Paulo Araújo e Dr. João, e os vereadores Misael Galvão (Presidente da Câmara), Toninho de Souza, Marcrean Santos, Ricardo Saad, Luis Claudio, Adevair Cabral, Orivaldo da Farmácia, Adilson Levante, Clebinho Borges, Dr Xavier, Sargento Joelson.

 

Foto: Luiz Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui