A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza o Curso de Formação: “Intercâmbio Educacional e Intercultural – A Lei 11.645/08 em suas dimensões pedagógicas” para educadores e estudantes da capital. O objetivo é debater sobre a lei que tornou obrigatória a temática “História e cultura afro-brasileira e indígena” na base curricular nacional.
As inscrições para o curso foram abertas nesta segunda-feira (14.05) e podem ser efetuadas por e-mail. A formação tem início no próximo dia 30 de maio e será realizada no município de Cuiabá, no Auditório da Seduc e no Auditório do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT.
Conforme um dos organizadores do curso, Lucas de Albuquerque Oliveira, da Superintendência de Políticas de Diversidades Educacionais da Seduc, a ação visa o aperfeiçoamento profissional no ensino de História e Cultura Indígena como conteúdo obrigatório a ser ministrado em todas as disciplinas.
“A formação faz parte do processo de implementação e promoção de políticas de equidade social e racial pautadas nos Direitos Humanos”, enfatiza.
Ele reforça que a formação fornece o subsídio teórico e pedagógico aos profissionais da educação para que eles possam fomentar o diálogo com as escolas estaduais e municipais, oferecendo um olhar aprofundado sobre a temática.
Inscrições
O curso conta com 200 vagas e terá duração de 40 horas. Ele é voltado para professores das redes estadual, municipal de Cuiabá e Várzea Grande e estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais.
Para se inscrever basta baixar a ficha de inscrição, preenchê-la e enviar o e-mail para lucas.oliveira@educacao.mt.gov.br.