Ensine seu filho ser próspero

0
180

Por: Marcelo Rubles
Educador Financeiro, Coach, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN) e Bacharel em Direito.

Os filhos aprendem a lidar com o dinheiro através do comportamento dos pais, familiares, o que assistem na tv e na internet. Se a criança cresce vendo os pais usando o cartão de crédito para comprar os presentes que deseja, e depois acompanha o sofrimento deles pra pagar a fatura, passa a acreditar que a vida é assim: trabalhar para pagar contas. Quando crescer, como acha que será a vida financeira dela?

De acordo com um estudo do SPC Brasil e CNDL sobre inadimplência e recuperação de crédito no Brasil, divulgado em março de 2018, um dos motivos que impossibilitaram o pagamento das contas que deixaram o nome sujo é a “pressão dos filhos para comprar algo que os pais não tinham condições no momento”. Então imagine a bola de neve. Pais sem dinheiro, usam o crédito para agradar os filhos, e depois ficam desesperados para pagar as contas.

A criança passa a vida toda vendo os pais gastarem de forma desregrada, sem construir reservas e aí quando completa 18 anos, passa a ter direito a uma conta universitária com limite, o que acha que vai acontecer?

Então, o que fazer? Dê mesada para as crianças, e ensine elas a gastarem de acordo com o que recebem e a guardarem pelo menos a metade. A consciência financeira deve ser ensinada e trabalhada desde a infância. Mostre que é preciso poupar para realizar os sonhos. Feito tudo isso, com certeza o seu filho será próspero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui