O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) detalhou, na noite da sexta-feira (27), os principais pontos da minirreforma administrativa que ele enviará à Câmara Municipal na semana que vem.
As mudanças consistem na extinção da Sec 300 (Secretaria Extraordinária dos 300 anos) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Em contrapartida, o prefeito vai criar a Secretaria Municipal da Mulher, uma Pasta exclusiva para o Turismo, que atualmente está dentro da estrutura da Esportes e Cultura, alem de uma empresa pública de limpeza, a Limpurb.
“A Limpurb, por ser uma [empresa da administração] indireta, será ligada à estrutura administrativa da Secretaria de Obras, mas vai ser uma grande pasta, inclusive com a criação de uma zeladoria dentro dela”, afirmou o prefeito durante solenidade de reinauguração do ginásio “Fiotão”, em Várzea Grande.
Emanuel explicou que as mudanças vão manter o atual número de secretarias, 19, mas com a economia de 1,5% a 2% na folha de pagamento dos cargos comissionados, o que, ao final do ano, significará cerca de R$ 900 mil. “Ou seja, vou fazer mais com menos”, afirmou o prefeito.
Apesar da definição, o emedebista afirmou que ainda não escolheu nenhum nome para ocupar os postos. Mais cedo, em conversa o, Emanuel admitiu a possibilidade de nomear a primeira-dama Márcia Pinheiro na Secretaria da Mulher.
Além da extinção e criação de pastas, o prefeito anunciou o fortalecimento da Secretaria Municipal de Assistência Social, que agora passa a se chamar Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência.
Assim, serão criadas duas pastas adjuntas na estrutura, uma para os direitos humanos e outra para atender pessoas com deficiência.
“A potencialização da área social será a tônica da minirreforma. Queremos investir mais ainda na assistência social e humanização, valorizando os mais vulneráveis e os mais carentes”, afirmou.
O prefeito garantiu que a minirreforma vai possibilitar o corte de cargos e função de confiança, que vão cair dos atuais 1.132 para cerca de 770.
“Será uma redução de quase 30%, promovendo um enxugamento, uma melhor distribuição dos cargos da função de confiança”, disse.
Fonte: Mídia News