Em recuperação, personal conta com ajuda de amigos e doações

0
133

Da Redação

O educador físico Laerth Marcus Taques de Amorim, 31, segue em recuperação após perder a perna esquerda ao ser atropelado por uma caminhonete, em dezembro do ano passado. Ele teve traumatismo craniano e já passou por uma cirurgia no braço direito e outra na coluna. Agora aguarda a cirurgia da perna direita, que está quebrada e com pinos. Com ajuda de amigos e alunos, o personal recebe doações de todas as formas para se adaptar à nova realidade. Veja vídeo ao final da matéria.

Sem plano de saúde, Laerth ficou internado por 37 dias no Pronto-Socorro de Cuiabá e no Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Após a alta, no último dia 12 de janeiro, ao ir para sua residência, em um condomínio de casas geminadas, na avenida Mário Andreazza, se deparou com as dificuldades na falta de acessibilidade com a cadeira de rodas.

“Foi aí que vimos a necessidade de fazer uma reforma com adaptações”, relatou a noiva Amanda Santos, 25.

“A porta tem 70 cm e a cadeira 90 cm. Pelas regras do condomínio não havia essa possibilidade de reforma por alterar a planta do imóvel. A sorte é que é uma casa de esquina e então estamos fazendo uma entrada lateral com um banheiro e quarto nos fundos”, explicou.

Durante esse período, amigos têm se mostrado solidários a situação de Laerth, que trabalhava como autônomo e agora se encontra sem renda.

A empresária Adriana Aires, Dona dos Hotéis da Rede Mato Grosso, disponibilizou um quarto por tempo indeterminado até que as obras da casa de Laerth fiquem prontas. Para a reforma, ele ganhou materiais de construção e também da mão de obra.

Enquanto isso, outros amigos fazem ações para arrecadar dinheiro buscando custear o que o Sistema Único de Saúde (SUS) não fornece e as despesas da recuperação. “Temos várias rifas feitas por alunos e em academias em prol do tratamento de Laerth”, frisou Amanda que também é personal e assumiu alguns dos trabalhos do noivo.

Inclusive, 4 educadores físicos se uniram para ministrar uma palestra sobre emagrecimento no auditório do Grupo Gazeta. Será no próximo sábado (26) às 14h e a entrada no valor de R$ 20 será revertida para Laerth.

Forte e sempre ativo, o personal perdeu 30 kg após o acidente. Recentemente voltou a recuperar alguns quilos. “A briga maior (internamente) é no sentido de ser o paciente. Mas os amigos estão me ajudando muito a lidar com as dificuldades”, afirma Laerth, que já começa a se exercitar.

“Tenho me recuperado bem, em vista dos casos semelhantes que já vi. Resta esperar a resposta fisiológica e muscular do pós-cirúrgico. Mas tô bem otimista”, disse Laerth ao GD. Nada foi orçado em relação aos atendimentos de fisioterapia, psicólogo e a prótese, que ainda deve ser estudada pelos médicos. Tendo em vista esses custos, Amanda e Laerth pedem doações para custear esses tratamentos.

Como ajudar

Quem puder pode fazer doações para o Banco do Brasil, agência 2363-9, na conta corrente 50325-8, Amanda Souza Santos.

Com cirurgia prevista para fevereiro, a expectativa é boa para o futuro. “Daqui um ano estarei jogando alto. Não sei se na minha profissão, porque requer esforço físico e isso pode me limitar, não parei para pensar direito, mas estarei fazendo algo”, afirmou ao finalizar pedindo respeito no trânsito. “O trânsito é muito complicado você tem que dirigir para o outro também. Os motoristas têm de respeitar uns aos outros”, completou Laerth.

O acidente

Laerth Marcus Taques de Amorim se acidentou no dia 8 de dezembro, no bairro Despraiado, em Cuiabá. Ele pilotava uma motocicleta Honda XRE 300 quando foi atingido por uma caminhonete Ford F-1000.
Segundo informações da Polícia Civil, a vítima seguia pela preferencial, na avenida Osvaldo Corrêa, sentido Centro-bairro, e ao se aproximar do entrocamento com a rua Manoel Oliveira foi atingida pela caminhonete que vinha na direção contrária.

Com impacto da colisão, Laerth sofreu várias fraturas nas pernas e braço. O motorista realizou o teste do bafômetro que apontou negativo para álcool no sangue.

*Reportagem Valquiria Catil | GD

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui