Após a derrota para o Fluminense, o Grêmio pode pensar exclusivamente na semifinal da Libertadores, contra o Flamengo, nesta quarta-feira, na Arena. O Tricolor abre a semana da “final antecipada”, nas palavras do técnico Renato Gaúcho, com a escalação encaminhada para o duelo, embora vá conduzir o mistério até uma hora antes da partida.
“Poderia ter sido uma final. Mas o Homem lá de cima não quis. Mas pode ter certeza que o futebol brasileiro vai estar bem representado, pelo o que as equipes vêm fazendo nas competições” (Renato Gaúcho)
Os treinos da tarde desta segunda e da terça terão portões fechados no CT Luiz Carvalho. Algo comum no dia a dia de trabalho de Renato antes de decisões. A preparação para a semi tem equipe encaminhada, embora alguns setores apresentem mudanças em relação, por exemplo, ao jogo com o Palmeiras, nas quartas de final da Libertadores, há um mês. Confira abaixo quais são eles:
Geromel volta?
Conforme o diretor médico Saul Berdichevski, a chance de Pedro Geromel atuar na partida de quarta é remota. O dirigente falou sobre a recuperação do zagueiro, com lesão muscular na coxa direita, antes da vitória sobre o Avaí, na semana passada, e indicou um retorno do capitão do time para o segundo jogo, no dia 23, no Maracanã.
Geromel e Felipe Vizeu correm no Grêmio — Foto: Lucas Bubols
No entanto, o diretor de futebol Alberto Guerra abriu a possibilidade de ter Geromel após o jogo com o Fluminense, e deu margem para o mistério. O dirigente afirmou que o zagueiro esteve no treinamento na manhã de domingo, no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, com portões fechados. Alisson, que ficou fora da vitória sobre o Avaí, está apto a atuar.
– Quanto ao Alisson e ao Geromel, eles estão treinando. É muito cedo pra dizer (se vão jogar), até porque isso é uma questão técnica. O Renato que vai decidir junto com os preparadores físicos. Tem alguns dias até que a decisão seja tomada – Alberto Guerra.
David Braz, que vem em boa fase no Tricolor, é o substituto natural de Geromel ao lado de Kannemann se o zagueiro seguir como desfalque.
Galhardo ou Léo Moura
A principal dúvida diz respeito à lateral direita. Sem Leonardo, que passará por cirurgia no joelho direito nesta semana em São Paulo, Galhardo vinha sendo o titular. Mas Léo Moura retornou de lesão muscular, iniciou a partida contra o Fluminense e está à disposição.
O veterano de 40 anos, no entanto, jogou praticamente toda a derrota para o Fluminense no Maracanã. Enquanto o restante dos companheiros, incluindo o próprio Galhardo, descansaram e treinaram no fim de semana, Léo buscava ritmo de jogo. O rendimento defensivo do camisa 2 também gerou algumas críticas da torcida, já que os dois gols do Flu saíram pelo seu setor.
Léo Moura voltou a ser titular — Foto: Grêmio FBPA/Divulgação
A tendência é que Galhardo seja mesmo o escolhido pelo treinador gremista para atuar na posição. Nas últimas partidas, o rendimento do lateral melhorou, além do time ter atingido resultados expressivos no Brasileirão, com quatro vitórias consecutivos até a derrota no Maracanã.
Michel e não Maicon
O que se desenhava como uma dúvida parece cada vez mais uma certeza. Michel foi titular nas últimas partidas no meio-campo e ganhou a vaga de Maicon, que tem treinado normalmente, mas fica no banco de reservas. A tendência é que Michel comece o jogo contra o Flamengo.
Na vitória sobre o Avaí, Maicon sequer fez o trabalho depois do jogo. Algo improvável antes, mas o Grêmio deve encarar a partida decisiva sem o volante em campo e com um jogador com características mais defensivas.
O Grêmio chegou a Porto Alegre no fim da noite de domingo e treinará na tarde desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho. Os titulares fazem trabalhos na capital gaúcha sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes desde o último sábado. A partida contra o Flamengo será na quarta-feira, às 21h30.
Fonte: Globo Esporte Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF