Por João Pedro Marques, com João Negrão, Iasmim Sousa e Gabriel Duenhas
Os oito deputados federais de Mato Grosso tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º.02.23) junto com os demais 505 deputados eleitos para a 57ª legislatura (2023-2027) na Câmara dos Deputados, em sessão no Plenário Ulysses Guimarães.
Ainda nesta quarta-feira acontecerá a eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023-2024. Três candidatos estão em disputa: o atual presidente Arthur Lira (PP-AL), Chico Alencar (Psol-RJ) e Marcel Van Hatter (Novo-RS). A sessão está prevista para as 16h30.
“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Este foi o texto do juramento feito pelos deputados federais de Mato Grosso juntamente com os demais, à medida que foram chamados por estados.
Deputados
Confira o que disseram os deputados federais depois da posse, conforme seus relatos em suas redes sociais:
Fábio Garcia (União)
“Prometo de forma firme, corajosa, responsável e independente. Contra qualquer tipo de retrocesso, em prol da eficiência e do desenvolvimento econômico e social do Brasil, especialmente de Mato Grosso. Vou honrar os 98.704 mil votos depositados em mim e representar todos os mato-grossenses. Contem comigo.
Abílio Junior (PL)
O deputado posto vídeo em seu Instagram e Facebook e que comemora a posse e faz referência à tentativa de cassação de seu mandato.
José Medeiros (PL)
Medeiros chegou para tomar posse usando uma “mordaça” para protestar “contra falta de liberdade” e chamou a atenção para o fato de, segundo ele, o ministro Alexandre de Moraes “estar desrespeitando as prerrogativas dos parlamentares garantidas na Constituição Federal”.
“Um congressista sem o direito de fala, que é assegurado pela Constituição, não pode representar de forma plena o povo do seu estado. A censura é inaceitável!”, criticou o deputado, que por duas vezes teve suas redes sociais suspensas por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Juarez Costa (MDB)
O deputado federal postou um vídeo no Instagram em que agradece os votos recebidos e promete retribuir com muito trabalho.
Emanuelzinho (MDB)
O parlamentar posto vídeo no Facebook em que lembra de seus avô, o ex-deputado federal Emanuel Pinheiro, seguindo do texto: “Guiado por minha fé, preservo meu coração naquilo que acredito e sigo para escrever minha própria história, honrando cada mato-grossense que confiou a mim esta missão. Brasil, estou pronto!”
Amália Barros (PL)
A deputada pouco se expressou nas redes sociais. Em seu Instagram ela posou para foto no plenário da Câmara junto com outros colegas com cartazes de “Fora Lula!” e “Fora Ladrão”!.
Em seguida ela assinou o requerimento para criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra abusos do STF e do TSE. “Foram muitas assinaturas de deputados, pessoas que, assim como meus eleitores, acreditam que precisamos lutar para que sejam mantidos o equilíbrio e a independência entre os poderes. Só assim a democracia existirá plenamente em nosso país”, acredita a parlamentar.
Coronel Fernanda (PL)
“Começa hoje uma nova fase da minha vida. Despeço-me da carreira de Policial Militar e assumo o mandato que me foi outorgado, por mais de 60 mil votos de mato-grossenses e brasileiros que vivem em nosso Estado. Deixarei de usar a farda que procurei honrá-la e dignificá-la, mas, meu coração será sempre de uma Policial Militar. A trincheira agora é o Parlamento, onde as armas serão as palavras, o argumento, as boas ideias e a Constituição Federal. Obrigado a todos os mato-grossenses pelos votos de confiança. Com fé inabalável em Deus, espero bem representá-los na Câmara dos Deputados”.
Coronel Assis (União)
“Tomo num momento histórico e delicado do nosso país, o que potencializa a missão, exige sabedoria e responsabilidade para bem representar e defender a nossa população. Preciso da contribuição de todos que creem nos ideais que nortearão nosso mandato. Peço ao Espírito Santo a sua constante presença nas decisões e atitudes ao meu encargo. Aos amigos e eleitores peço orações a Deus e que estejamos sempre juntos nos desafios!”