Depois de políticos “bosta” e “estrume” é a vez do “lixo humano” entrar em cena no exótico linguajar do Palácio do Planalto

0
316
Chumbo trocado

Após o presidente Jair Bolsonaro nominar os governadores João Doria (SP) de ‘bosta’ e Wilson Witzel (RJ) de ‘estrume’, foi a vez do General Heleno chamar Ciro Gomes de ‘lixo humano’. A declaração do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional foi na manhã desta terça-feira (26) e militar ainda comparou Gomes a Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro. Ciro Gomes disse, em vídeo publicado na semana passada, que Heleno é ‘mentiroso’ e ‘sem honra’. Ao que me parece ser, é chumbo trocado.

 

Rindo à toa

Quem deve ter lavado a alma com a Operação Placebo, realizada pela Polícia Federal nesta terça-feira (26), no Rio de Janeiro, foi o presidente Jair Bolsonaro. Ele vinha tendo atritos com o governador carioca, Wilson Witzel (PSC), um dos alvos da operação. Por outro lado, Witzel negou participar de qualquer tipo de irregularidade apontada pelo MPF no desvio de recursos públicos destinados ao combate ao coronavírus, incluindo a construção de hospitais de campanha. As investigações da PF apontam para um grande esquema de corrupção e não vai poupar nem a esposa do governador, Helena Witzel, agora personagem central de mais um golpe milionário aos cofres públicos no Rio de Janeiro.

Vai pro espaço

O ex-astronauta Marcos Pontes está cada vez mais perto de se tornar também ex-ministro da Ciência e Tecnologia. Aqui em Brasília continuam os boatos de que o presidente Jair Bolsonaro estaria fritando Pontes em fogo brando para não espantar a pulga da oposição. A intenção é passar o posto a um parlamentar ligado ao Centrão, possivelmente para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Caso isso realmente ocorra, Marcos Pontes voltará a figurar no cenário político apenas como segundo suplente de senador na chapa encabeçada por Major Olímpio. Literalmente, vai pro espaço!

Só ódio

Após ver cassado o seu mandato de senadora por Mato Grosso, a ex-juiza Selma Arruda agora tem mais uma barreira pela frente. Ao menos por enquanto, ela não poderá advogar como pretendia. Por enquanto nada mudou em relação à suspensão do registro de Selma pela Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal. O pivô foi a intervenção da OAB-MT, ao informar que a ex-magistrada foi cassada por abuso de poder econômico e caixa dois neste ano. Selma recorreu, é claro!

 

Lei Kandir

O Projeto de Lei Complementar 133/2020, que tem como finalidade o pagamento das perdas provocadas pela Lei Kandir aos estados e municípios exportadores, já se encontra em tramitação no Senado Federal. De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), líder do Bloco Parlamentar Vanguarda, a matéria deverá ser levada a votação em caráter de urgência. Fagundes pediu o apoio dos demais líderes de partidos, na reunião de Colégio de Líderes, e começou a colher assinaturas para o requerimento.

 

Nova operação

É forte o boato de que a Polícia Federal estaria pronta para atuar numa mega operação contra crimes ambientais na Amazônia Legal, sobretudo no Amazonas e regiões do Pará e Mato Grosso. No caso de Mato Grosso, a operação seria subsidiada por informações e imagens captadas pelo “Satélite Planet“, contratado pelo governador Mauro Mendes (DEM-MT) para monitorar diariamente as ações de desmatamento ilegal e agir de forma mais rápida na fiscalização e também na punição dos culpados.

Falou demais

Jornalistas e opositores ao governo de Jair Bolsonaro aguardam com ansiedade a data da convocação pelo Senado do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele terá que prestar esclarecimentos sobre declarações que fez na reunião ministerial de 22 de abril, após a divulgação de vídeo do encontro por decisão do Supremo Tribunal Federal. Weintraub defendeu, na reunião, que botaria “vagabundos todos na cadeia, começando no STF”. Mais um bate-boca que não deve dar em nada em plena pandemia da Covid-19.

 

Exército na rua

Calma pessoal. É na China e nem é por causa das ameaças do presidente Donald Trump em relação ao conflito do Governo Chinês com Hong Kong. Nesta terça-feira o presidente chinês Xi Jinping pediu que o país se prepare para combates militares contra a Covid-19, pois a pandemia de coronavírus impactou a segurança nacional. Xi quer que as Forças Armadas explorem novas formas de treinamento em meio à pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui