Defesa Civil auxilia em ações de saúde e cidadania

0
119
Reprodução

A secretaria adjunta de Defesa Civil da Casa Civil do Governo do Estado se uniu a outros Poderes de Mato Grosso com o objetivo de levar serviços de saúde e cidadania para quem reside em áreas alagadas. A abertura da 11ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão foi realizada nessa segunda-feira (02.04) na comunidade de Praia do Poço em Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá). O secretário-chefe da Casa Civil Max Russi representou o governador Pedro Taques na solenidade.

Serão sete dias de atendimento divididos entre comunidades dos municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá). Os dois primeiros dias são dedicados a Santo Antônio, e no dia 4 de abril, o projeto segue rumo a Barão de Melgaço e inicia o trabalho na orla da cidade, a partir de 13h30.

“Nesse primeiro dia já foi possível entender a necessidade desse esforço conjunto em trazer os serviços para quem está na ponta.” comentou Max Russi, após passar por dois pontos de alagamento para chegar ao local do evento. “Por isso, o governo investe em ações que permitam o Estado chegar a todos, nesse evento, com o apoio e exemplar trabalho da Defesa Civil”, completou

“Nós fomos convidados para somar na parte de logística e infraestrutura, utilizando a nossa frota náutica e realizando o acolhimento das pessoas. Esse último ponto é justamente a expertise que temos acumulada em eventos de massa, que é a nossa principal linha de trabalho, tentar absorver as demandas da comunidade, acolher e organizar da melhor maneira”, pontou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado Abadio Cunha.

O prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho, destacou o trabalho da Defesa Civil e a presença constante dessa força na localidade que necessita dessa atenção, “a população já reconhece os agentes da Defesa e se sentem mais seguros”. O juiz coordenador do programa Justiça Comunitária, que organiza a ação, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues também falou sobre a importância do trabalho da Defesa Civil para a realização do evento que este ano acontece em três eixos no que diz respeito aos serviços a serem oferecidos: cidadania, saúde e ecologia

Ribeirinho cidadão

O evento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso é realizado pela parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Casa Civil e adjunta de Defesa Civil, Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria de Cultura (SEC), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Também são parceiros no evento o governo federal por meio da Superintendência Regional do Ministério da Fazenda e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e demais integrantes do sistema de Justiça, tais como Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), além de parcerias privadas, como laboratórios de análises clínicas, organizações humanitárias, profissionais autônomos, dentre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui