O curso de escrita acadêmica, “Na txintxa”, promovido pelo Coletivo Negro Universitário (CNU), estará realizando na segunda-feira (10/10) às 18h (horário de Cuiabá-MT), em parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação – Nepre/UFMT, uma palestra online sobre linguagem e questões étnico-raciais com o Prof. Dr. Jefferson Gustavo dos Santos Campos.
A palestra faz parte do cronograma do Projeto “Na Txintxa: Descomplicando a escrita acadêmica!”, que encerra suas atividades com a palestra do 3º Módulo do curso, intitulado “Larga de moage! Produção de texto acadêmico e tutoria”.
Sobre a palestra, a Profa. Dra. Zizele Ferreira, Coordenadora Pedagógica do Projeto, falou um pouco mais sobre a palestra. “Essa palestra se inscreve como ação elementar do curso que se propõe a descolonizar a escrita acadêmica e reforçar a importância da autoria na produção textual como instrumento de poder, chamando à reflexão acerca das relações de poder oriundas de uma herança colonial no Brasil, marcados por uma ampla atuação no currículo. O que temos demandado é o cumprimento de direitos que nos assegurem o uso da linguagem de modo afirmativo.”
Profa. Dra. Ana Lúcia Silva Souza, Doutora em linguística aplicada e Professora associada da UFBA, convidada para palestrar, também acrescentou: “Compartilhar o que podemos entender como Letramentos de Reexistência Acadêmica pode ser um dos caminhos para pensar os usos da linguagem a favor da vida, das vidas, das vidas pretas.”
Você pode acessar o link onde acontecerá a palestra online clicando aqui. Para mais informações, você pode entrar em contato com o CNU através desses contatos:
E-mail: [email protected] / [email protected]
Instagram: @cnuufmt
Facebook: Coletivo Negro Universitário da UFMT.