Curso em olericultura orgânica qualifica 15 reeducandas de Nova Xavantina

0
128

Uma parceria entre instituições de Nova Xavantina (651 km a leste de Cuiabá) resultou na qualificação em olericultura orgânica (cultivo de legumes e hortaliças) de um grupo de reeducandas da unidade prisional do município.

Durante uma semana neste mês, o grupo de mulheres custodiadas passou pela capacitação que integra o projeto “Semeando Esperança”, iniciativa que reúne diversas atividades de ressocialização.

Técnicos do Senar ministraram o curso prático na horta criada no Centro de Formação Espiritual Missionária de Nova Xavantina. As hortaliças cultivadas no local são vendidas à comunidade.

Além das contribuições do Senar e do Cefem, o curso contou com a parceria do Sindicato Rural de Nova Xavantina, Conselho da Comunidade e comércio local.

A diretora da unidade prisional, Guiomar Silva, explica que a equipe procura parcerias para ofertar às reeducandas cursos com os quais elas possam ter uma perspectiva de vida após cumprir a pena. “Muitos cursos são caros, e certamente um valor que elas não poderiam pagar. As parcerias são importantes para alcançar esse resultado, que dará uma oportunidade e uma nova chance à cada mulher após cumprir sua pena”.

Guiomar acrescenta que para este ano estão programados 13 profissionalizantes, sendo dez ofertados pelo Senar-MT e três pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) prisional. No ano passado, foram desenvolvidas cinco qualificações: confecção de peças íntimas, crochê em barbante, aproveitamento de soja e artesanato em fibra sintética pelo Senar e pintura imobiliária pelo Pronatec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui