Cuiabá sediara 1º oficina Mulher Trabalhadora que Amamenta

0
380
Ilustração

Da Redação

A estratégia Mulher Trabalhadora que Amamenta é mais uma ação de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno às mulheres, os bebês, familiares e rede social de apoio.

 

Acontecera em Cuiabá a 1º Oficina Mulher Trabalhadora Que Amamenta, entre os dias 24 a 26 de abril, na Escola de Saúde Publica do Estado (ESPMT). Com o intuito de promover o direito á amamentação materna no ambiente de trabalho.

 

Organizado pela Superintendência de Atenção á Saúde através das equipes de promoção do “Aleitamento Materno e de Alimentação e Nutrição da Coordenadoria de Promoção de Humanização da SES/MT”, em parceria com as coordenações gerais de saúde da criança e aleitamento materno e de alimentação e nutrição de Ministério de Saúde, e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

O evento começara no dia 24 ás 15h30, no auditório da ESPMT, e será aberta ao publico em geral e, especialmente as mães trabalhadoras e aos profissionais com experiência na área do aleitamento materno e com perfil de liderança. Contara com reprodução de filmes “Sala de Apoio á Amamentação”, do Ministério de Saúde e “Campanha Licença Materna – 6 meses é Melhor!”, da Sociedade Brasileira de Pediatria, e a exposição do Hospital São Luiz de Cáceres contando a experiência com implantação da “Sala Dourada” (sala de apoio de amamentação).

 

A programação nos dias 25 e 26 de abril contemplará capacitação para 24 profissionais com experiência em aleitamento materno, selecionados pela SES/MT de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, servidores municipais de saúde.

 

Ao longo da oficina os técnicos do Ministério de Saúde iram abordar temas sensíveis á promoção do aleitamento como a importância da extensão a licença- maternidade para seis meses, a criação de creches no local de trabalho e facilidade que empregados podem oferecer para a promoção da amamentação, como a criação de sala de apoio á amamentação na empresa, além de conhecimentos em legislação trabalhista que prevêem benefícios à maternidade no trabalho, estudos de casos clínicos sobre amamentação, passo a passo para se montar a Sala de Apoio à Amamentação. Os futuros tutores participarão de visita pedagógica às empresas selecionadas para complementar o aprendizado sob a supervisão de técnicos do Ministério da Saúde.

 

Para mais informação sobre a 1ª Oficina “Mulher Trabalhadora Que Amamenta”, manter contato com a Equipe de Promoção do Aleitamento Materno (EPAM), na Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS).

Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso – SES/MT, telefone (65) 3613-5415.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui