Cuiabá sedia 3º encontro para discutir sobre doença celíaca

0
148
Será realizado nesta sexta-feira (15) o 3º encontro de Celíacos de Cuiabá, para discutir sobre a doença celíaca e a proteção às crianças vítimas dessa doença, principalmente quanto às necessidades alimentares especiais nas escolas.
O encontro é gratuito e contará com uma palestra da professora doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Flávia Anastácio de Paula. O evento tem o apoio do vereador Luis Claudio (PP).
A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo. Estima-se que essa doença atinja um a cada 250 brasileiros que, quando consomem glúten, podem ter  diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.
Em razão da gravidade da doença, do desconhecimento e até da dificuldade no diagnostico, será promovido o encontro que busca divulgar informações básicas sobre a realidade cotidiana do celíaco e suas implicâncias, principalmente quando se trata de crianças. Isto porque as escolas precisam se adaptar às necessidades da criança.
O evento se inicia na sexta-feira (15), a partir das 18h, com uma roda de conversa sobre os “Relatos e debates sobre o atendimento a criança celíaca em Cuiabá”.
Já no sábado (16) a partir das 8h, haverá a palestra sobre “O cotidiano da criança celíaca na escola: adaptações arquitetônicas, metodológicas, e atitudinais”.
A palestra será concedida pela professora doutora Flávia Anastácio de Paula, que possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Escolar. Atualmente, ela atua como professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Em paralelo à palestra, haverá a “sessão pôster”, a partir das 10h, momento em que poderão ser apresentados pesquisa, relatos e experiências relacionadas ao atendimento da criança celíaca ou com necessidades alimentares especiais na escola.
O 3º encontro de Celíacos de Cuiabá acontecerá na Escola Master, localizada no Boa Esperança, em Cuiabá. As inscrições poderão ser feitas no site do evento. Outras informações  podem ser obtidas no telefone 9619-0396 da coordenadora do evento, Silvia Cavalcante Jacev.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui