TROPA ALTERADA
PANOS QUENTES
Para tentar acalmar os ânimos, o presidente da República em Exercício, Hamilton Mourão, vai tratar dos ajustes finais da proposta de Previdência dos Militares, em reunião nesta terça-feira 919) com o o ministro da Defesa, Fernando Azevedo. “A previsão é que o texto seja enviado ao Congresso na quarta-feira, 20. O ministro vem mostrar como é que está o projeto, porque amanhã o presidente (Bolsonaro) chega e vai despachar no Alvorada. Então, eu tenho que olhar antes para ver se está tudo ok.”disse Mourão.
LAVA TOGA
Diante da possibilidade de senadores protocolarem pedido de abertura da CPI da Lava Toga, para investigar eventuais abusos no Poder Judiciário, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou na noite desta segunda-feira, 19, que a medida não faria bem para o Brasil. As declarações foram dadas em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.“Topo fazer um diálogo em relação à reforma e ao aprimoramento da questão do Judiciário. Não vejo nesse momento uma CPI do Judiciário e dos tribunais superiores. Não vai fazer bem para o Brasil”, afirmou.
BOLSONAO x TRUMP
MORO NOS EUA
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, faz parte da comitiva presidencial e assinou na segunda-feira (18), em Washington, dois acordos de cooperação entre os órgãos de investigação dos países.Um destes acordos prevê que a Polícia Federal e o Federal Bureau of Investigation (FBI) troquem informações biométricas de investigados. Segundo Moro, a medida visa combater organizações criminosas que atuem nos dois países.
DISCURSO EFICIENTE
DE NOVO
O ex-governador do Paraná Beto Richa foi preso, pela terceira vez, na manhã de hoje (19). A ação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná. De acordo com a assessoria do MP, no âmbito da Operação Quadro Negro, foram presos também Ezequias Moreira e Jorge Atherino. A operação apura a suspeita de desvios de recursos destinados à construção e à reforma de escolas no Paraná.
ECONOMIA
O Índice Geral de Preços–Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, registrou inflação de 1,06% na segunda prévia de março.O resultado ficou acima da inflação verificada na segunda prévia de fevereiro (0,55%).Os dados foram divulgados hoje (19), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).A inflação pelo IGP-M é de 8,05% em doze meses.A alta da taxa foi puxada pelos preços no atacado e no varejo. A inflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, subiu de 0,73% em fevereiro para 1,41% em março.Já o Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, passou de 0,17% para 0,5% no período.
E o Índice Nacional de Custo da Construção teve queda. Ele passou de 0,29% na prévia de fevereiro para 0,11% na prévia de março
FRASE DO DIA