MINISTRO ACUADO
DECISÃO FORTE
Moro foi questionado por jornalistas sobre o tema e disse que a apuração já foi iniciada. “O senhor presidente Jair Bolsonaro proferiu uma determinação e a determinação está sendo cumprida. Os fatos vão ser apurados e eventuais responsabilidades, após as investigações, vão ser definidas”, afirmou. Ele não especificou, no entanto, quantos inquéritos foram abertos para investigar o caso nem deu detalhes sobre os trabalhos
DEFESA PARTIDÁRIA
SENADORES SUSPEITOS
Reportagem do jornal O Estado de São Paulo apurou que a corregedoria do senado pediu ajuda ao ministro da Justiça Sérgio Moro e a Polícia Federal para analisar eventuais fraudes na votação para presidente do senado, onde foram contabilizadas 82 cédulas de votação, uma a mais que o número de parlamentares da casa. Seis nomes estão sob suspeita. É pouco provável” que o voto duplo tenha sido um equívoco.
ANÁLISES CRITERIOSAS
O primeiro contato com Moro foi do corregedor do senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), que pediu ao ministro e a PF ajuda para analisar as mais de 11 mil imagens capturadas durante a votação, além de vídeos. A justificativa para recorrer a ajuda de Moro é da necessidade de equipamentos de alta tecnologia para análises minuciosas. Rocha não descartou pedir ajuda a Universidade de Brasília (UnB), e disse que é “pouco provável” que o voto duplo tenha sido um equívoco
PRIORIDADE
DIVULGAÇÃO
Os integrantes do governo têm uma preocupação em comum: definir a melhor estratégia de comunicação. O objetivo do governo é passar, de forma eficaz, a mensagem de que as mudanças são necessárias para dissipar a resistência à reforma. A aceitação popular fará toda a diferença nas chances de aprovação da matéria.
HOMOFOBIA
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para hoje a conclusão do julgamento da ação protocolada pelo PPS para criminalizar a homofobia, caracterizada pelo preconceito contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis)
RECURSOS TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza sessão plenária para julgar recursos sobre as eleições do ano passado para deputado estadual.
FRASE DO DIA