Conheça os sites que podem te ajudar a se preparar para o Enem de graça!

0
148

Rafael Medeiros Da Redação

Começou na última segunda-feira o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O prazo para se inscrever termina em 18 de maio, mas o candidato dedicado sabe que o período de preparação está só começando. O Jornal do Ônibus reuniu alguns sites que podem te ajudar a se preparar para a prova, de graça. Confira:

Calcule Mais

O Calcule Mais foi criado pelo professor Vandeir, que disponibiliza gratuitamente uma série de vídeoaulas sobre Matemática. São centenas de aulas explicando os mais diversos temas da área, além de exercícios para ajudar na preparação dos candidatos. O site também possui uma seção destinada a exercícios de outras áreas do conhecimento, com o foco em concursos públicos.

Gramática Online

O site é voltado somente para Gramática da Língua Portuguesa e pode ajudar a responder várias dúvidas. A página possui uma seção dedicada às dúvidas mais frequentes e alguns exercícios que podem ser respondidos no próprio site.

Uol Educação

Além de notícias, essa plataforma também traz tradutor de idiomas online e conteúdos para quem está se preparando para o Enem. O Banco de Redações é, sem dúvida, imprescindível para os que querem ficar por dentro dos temas atuais e ainda treinar a escrita de redação no formato exigido pelo Enem e outros vestibulares. Todo mês o site disponibiliza um tema com seus textos de referência e instruções para os candidatos. A plataforma também publica dicas do que estudar e quais assuntos podem cair na prova.

Khan Academy

A plataforma é voltada para alunos, pais e professores, e traz conteúdo sobre diversos temas. Para quem se prepara para o Enem, os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia podem ajudar. Quem quer aproveitar a oportunidade e entrar em contato com outros conhecimentos pode assistir as aulas de Computação, Economia e Finanças e Engenharia Elétrica. A Khan Academy é uma ONG mantida pelo empresário americano de ascendência bengali Salman Ami Khan.

Vídeo aulas YouTube

Diversos produtores de conteúdo estão aproveitando a rede social YouTube para divulgar o conhecimento de forma gratuita. As já populares videoaulas podem ajudar os candidatos a aprender assuntos específicos, já que em geral os vídeos tratam de um só assunto.

Universidades brasileiras também usam o YouTube para divulgar transmitir conhecimento para a população. A Universidade de São Paulo, por exemplo, possui o Canal USP, com conteúdo diversificado, indo de debates com pesquisadores sobre temas atuais até aulas de Cálculo e História.

Site do Inep

Estudar somente o conteúdo pode não ser o suficiente  para quem almeja uma nota alta no exame. Estudar como o exame é organizado e quais as competências necessárias é fundamental para um bom desempenho. Pensando nisso, o candidato que deseja saber como será avaliado pode entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. O órgão é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, sendo o responsável pelo Enem. É no portal do Inep que os candidatos fazem as inscrições e visualizam o resultado. Porém a plataforma também disponibiliza para download a “Matriz de Referência”, o documento que estipula as competências que são avaliadas em cada ponto da prova.

Quem deseja treinar a resolução das questões, pode ter acesso aos cadernos de prova e o gabarito das edições passadas, também pelo site. Dessa forma, o candidato pode se familiarizar com a forma que o conteúdo é cobrado, além de treinar o gerenciamento de tempo. O Inep também divulga anualmente a Cartilha do Participante -Redação, que explica as competências necessárias para uma redação nota 1000. Até o momento da publicação desta matéria a Cartilha 2018 não havia sido lançada, mas neste link é possível acessar a do ano passado.

Bônus: TV Escola

Não é só a Internet que oferece ferramentas gratuitas para preparar os estudantes.  A TV Escola, ligada ao Ministério da Educação, veicula o programa Hora do Enem, voltado para quem deseja prestar o exame. Todos os dias vão ao ar episódios com resolução comentada das questões de edições passadas, dicas de como se sair bem na prova e entrevistas com especialistas. Os horários de exibição estão na programação disponibilizada no site da emissora, mas quem não conseguir acompanhar pela TV, pode acessar os episódios disponibilizados online no mesmo site.

Imagem destacada por Wilson Dias/ABr.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui