CONGRESSO NACIONAL: Deputados e senadores voltam do recesso nesta segunda (03). Confira outras informações na coluna JPM de hoje.

0
120

DE VOLTA

A movimentação na Praça dos Três  Poderes é intensa nesta segunda-feira. Depois  de  quase um mês e meio de recesso,uma sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, às 15h, abre os trabalhos legislativos em 2020.Além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), devem participar da sessão o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, representando o Poder Executivo.

ANO ELEITORAL

Só que neste ano, a movimentação será atípica  pelo corredores do Congresso Nacional. Justamente em um ano legislativo mais apertado por causa as eleições municipais, que tradicionalmente esvaziam o Congresso na época de campanha,

PRIORIDADES

Correndo contra o tempo , em função do ano eleitoral, a expectativa é de que os parlamentares  priorizem duas reformas, a tributária e a administrativa. Ambas vêm sendo debatidas há meses pela equipe econômica do governo e os presidentes Rodrigo Maia ( Câmara) e Davi Alcolumbre ( Senado).

ARTILHARIA

Parece que os bastidores políticos aqui de Brasilia ganharam um novo alvo: o ministro da Educação, Abraham Weintraub,, Ele  deverá ser bombardeado pela  artilharia de parlamentares de vários partidos na retomada dos trabalhos legislativos. A crise provocada pelos erros nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou deputados da oposição a prepararem uma ofensiva contra o ministro.

ALIADO

A coluna apurou que  Weintraub  ganhou um aliado de primeira hora, ou seja,o  ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni,que já afirmou nesta segunda-feira que o presidente Jair Bolsonaro lhe disse de forma muito firme que não pretende trocar nenhum de seus ministros e que o chefe da pasta da Educação permanecerá no governo

COMEÇOU O RUÍDO

Aqui em Brasilia, estão comentando que partidos do Centrão, com apoio de setores da oposição, articulam para derrubar o PSL e assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que retorna do recesso  O colegiado é presidido pelo deputado Felipe Francischini (PSL-PR).

NOVA CRÍTICA

Para uma platéia cheia e movimentada, o presidente da República, Jair Bolsonaro, lançou na manhã desta segunda-feira (3) a pedra fundamental no local onde será construído o futuro Colégio Militar em São Paulo, no antigo Centro Logístico da Aeronáutica, no Campo de Marte, na Zona Norte. A unidade da capital paulista será a 14ª do país. Bolsonaro aproveitou para criticar os governadores do Nordeste que recusaram a criação de colégios cívicos-militares em seus estados.

SEI  LA …

Ainda na solenidade, questionado por jornalistas, o  presidente  evitou falar sobre a conclusão da Polícia Federal que isenta seu filho Flávio de corrupção. A PF concluiu que não há indícios de que o senador Flávio Bolsonaro tenha cometido os crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em negociações de imóveis feitas em 2018. Bolsonaro minimizou, firme: “Pergunta para a PF,  não me meto em questões do Judiciário”.

MAIS UM ABSURDO

O Senado Federal gastou R$ 987.993,75 com diárias internacionais para parlamentares que fizeram viagens oficiais no ano passado, conforme dados repassados à Coluna pela assessoria da Casa. O valor é mais que o dobro dos gastos registrados em 2018, de R$ 406.245,33. Além das diárias, o Senado paga as passagens aéreas para os senadores e os servidores que os acompanham nas viagens.

ECONOMIA

A produção automotiva cresceu 2,3% no ano passado, mas a cobrança das matrizes aumenta por resultados mais positivos. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, ressalta o dilema da indústria no Brasil. “Não só a indústria automobilística, mas a indústria de transformação no Brasil tem uma dificuldade enorme de exportar por conta dos custos, impostos, logística, custos de carregamento, financiamento. Nós precisamos atacar o custo no Brasil.”

SEMANA DECISIVA

O mundo está entrando em uma semana decisiva para entender melhor o coronavírus, de acordo com o jornalista brasileiro Luiz Tasso Neto — que trabalha na agência de notícias chinesa Xinhua, em Pequim.Em entrevista  hoje,  Luiz Tasso lembrou que é nesse período que se completam 14 dias do isolamento da cidade de Wuhan, epicentro da doença. E essa é também a quantidade de dias que o vírus pode ficar encubado no corpo humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui