Congresso celebra os 35 anos da Constituição Federal

0
66

Congresso celebra os 35 anos da Constituição Federal 

Nesta quinta-feira (5), o Congresso Nacional realizou uma sessão solene, no Plenário Ulysses Guimarães, em homenagem aos 35 anos da promulgação da Constituição. Durante todo o mês de outubro, a Casa prepara uma série de atividades para comemorar a data. Com o tema “Construção de um Brasil Justo, Inclusivo e Democrático”, as celebrações exaltam a importância histórica da Constituição de 1988 e o compromisso contínuo do Parlamento brasileiro com a construção de um País melhor. 

Congresso terá nova rodada de votações 

Senadores e deputados aprovaram nesta quarta-feira (4), em sessão conjunta do Congresso Nacional, oito projetos de abertura de créditos no Orçamento deste ano. Boa parte dos PLNs dizem respeito à destinação de recursos para a saúde, educação, e para os municípios do Brasil. A votação foi em globo e ocorreu após acordo firmado entre líderes partidários. O arranjo também contemplou a votação de dois vetos presidenciais (VETs 67/2021 e 16/2023), que foram parcialmente derrubados pelos parlamentares durante a sessão. 

Segue para sanção compensação a estados por perda com ICMS de combustíveis  

O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o projeto que viabiliza a compensação de R$ 27 bilhões da União aos estados e ao Distrito Federal pela perda de receita provocada pela redução do ICMS incidente sobre combustíveis, vigente de junho a dezembro de 2022 (PLP 136/2023).  O projeto de lei complementar, aprovado mais cedo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e enviado ao Plenário com pedido de urgência, foi relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e segue agora para a sanção da Presidência da República. 

De olho nas contas de governo  

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse aos parlamentares da Comissão Mista de Orçamento que o ministério está trabalhando para avaliar erros e fraudes na concessão de benefícios de programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e aposentadorias do INSS. Ela esteve na comissão para apresentar o projeto do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 (PLN 28/23). O foco da apuração é o aumento expressivo de famílias com apenas uma pessoa, o que pode revelar fraudes. 

Toffoli dá mais prazo para PF investigar ofensas a Moraes em Roma 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais 60 dias de prazo para a Polícia Federal (PF) investigar as supostas ofensas proferidas contra o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua família no Aeroporto Internacional de Fiumicino, em Roma. Toffoli também decidiu tirar o sigilo dos autos do processo, mas manteve o segredo de Justiça sobre as imagens das supostas agressões, enviadas pelas autoridades italianas. 

Contratações temporárias no Mapa

Portaria conjunta assinada pela ministra Esther Dweck (MGI) e pelo ministro Carlos Henrique Baqueta Fávaro (MAPA) autoriza a contratação, por tempo determinado, do quantitativo máximo de 40 pessoas para atuação na emergência zoossanitária de Influenza Aviária declarada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em maio deste ano.  

Delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária participa da Feira Anuga 2023 

Comitiva liderada pelo ministro do MAPA, Carlos Fávaro, embarca nesta quinta-feira (5) para a Alemanha para participar de uma das maiores feiras da indústria de alimentos e bebidas do mundo – Anuga 2023, em Colônia, cidade a 574 km de Berlim. O objetivo da visita a feira, que tem início no sábado (7), é fortalecer a relação bilateral e incrementar o comércio de produtos agrícolas do Brasil com a Alemanha e a Europa. 

Cartilha do Piso Nacional da Enfermagem ganha segunda edição 

O Ministério da Saúde publicou a segunda edição para auxiliar gestores e profissionais da Saúde em todo o Brasil. O documento detalha o histórico de aprovação do piso, contempla decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e orientações da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o tema, além de abordar novos questionamentos recebidos pelos canais de comunicação da Pasta. 

MJSP prorroga apoio da Força Nacional ao ICMBio  

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nas ações de proteção ambiental das áreas de atuação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade até 1° de janeiro de 2024. A prorrogação do prazo determina que os militares continuem atuando em ações “com ênfase no combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira, invasão de áreas federais e combate aos incêndios na vegetação, em caráter episódico e planejado”. 

Antecipação do pagamento do Bolsa Família  

Nos municípios com situação de emergência decretada pela seca extrema, o governo federal vai antecipar para o próximo dia 19 o pagamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Agricultores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que tiveram perda de produção terão direito ao pagamento do seguro integral. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui