Cuiabá sedia desta quarta-feira (20/6) a sexta-feira (22/6) o XIV Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), evento que trará 10 palestrantes para falar aos profissionais da área sobre o tema, a partir de vários aspectos: conteúdo, gestão, inovação, estatística, avaliação e relacionamento com a mídia, no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O evento é organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) – que reúne comunicadores de vários órgãos (Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais, Conselhos e entidades) – e que além das palestras, premiará trabalhos de assessorias de imprensas de diversos órgãos do país, em 14 categorias. As assessorias de comunicação da Defensoria Publica do Ceará e de Goiás são finalistas em duas delas: Mídia Radiofônica e Publicação Especial.
O prêmio ainda vai contemplar iniciativas nas áreas de Mídia Impressa, Mídia Digital, Fotografia, Comunicação de Interesse Público, Vídeo Institucional, Programa de TV, Comunicação Interna, entre outros. A abertura do evento será às 19h, no auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte desembargador Gervásio Leite, no Centro Político Administrativo, após o credenciamento, que começa às 18h.
O defensor público-geral, Silvio Jeferson de Santana, participará da abertura oficial, representando além da DPMT, o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege). “A iniciativa é extremamente importante pois os órgãos do sistema de Justiça são muito demandados por informação e capacitar nossa mão de obra é um imperativo para nos comunicar melhor com a população. A organização do evento está de parabéns pela programação, que traz pessoas altamente qualificadas em suas áreas de atuação para contribuir com experiências e com o debate. Cuiabá tem o privilégio de sediar um encontro com esse”, disse.
No time de palestrantes está o professor de marketing, Dado Schneider, que já atou em universidades como a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Universidade Fernando Pessoa em Porto, Portugal e em de várias grandes agências de publicidade. Ele é o criado da marca da empresa de telefonia Claro e será o primeiro a falar, às 20h, após a abertura do evento com o tema: “Mudar é Preciso: Como a Comunicação Pode Fazer Diferente”.
Além de Scheider, tem a jornalista formada pela Universidade Católica de Brasília, Raquel Costa, que tem especialização em Gestão (Marketing) pela Central Queensland University da Austrália, trabalhou com o jornalista na área política em Brasília, com marketing digital e mídias sociais, fez a gestão dos perfis digitais do Ministério da Saúde entre 2010 e 2012 pela empresa FSB Comunicação, entre outras experiências. Ela falará sobre: “Chatbot – Utilizando Inteligência Artificial para Atender à População”. Veja aqui a programação completa de evento.
“O objetivo do Congresso é fortalecer a comunicação social como ferramenta de trabalho nessas instituições e fazer, cada vez mais, uso eficaz, econômico e adequado das várias alternativas que existem atualmente. Existem várias experiências de comunicação bem sucedidas e vamos apresentá-las, pela via da premiação, como casos de sucesso”, informa o servidor do Tribunal Regional do Trabalho de Natal, Edney Martins, um dos organizadores do evento.
O Conbrascom acontece nos dias 20, 21 e 22, no TJMT, com a abertura na noite desta quarta-feira e programação a partir das 8h30 nos dias seguintes. Para que a Copa do Mundo não atrapalhe os interessados em participar, a organização do evento fará a exibição do jogo do Brasil x Costa Rica, na sexta-feira (22/6), a partir das 8h. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do evento: http://fncj.org.br/
Márcia Oliveira
Assessoria de Imprensa