Condutores flagrados por câmeras em faixas exclusivas de Cuiabá serão multados a partir desta quinta-feira

0
177

Começa a valer, nesta quinta-feira (15), a autuação de motoristas que forem flagrados pelas câmeras de monitoramento trafegando nas faixas exclusivas de ônibus em Cuiabá. O uso do sistema chegou a ser anunciado mais de uma vez no ano passado, mas foi suspenso para a realização de campanhas educativas.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a campanha feita desde o início deste mês resultou em 183 notificações – sem cobrança de multa – para condutores flagrados usando a faixa exclusiva para o transporte coletivo, pintada nas principais avenidas da capital. No ano passado, foram mais de 15 mil notificações orientativas emitidas.

A Central de Monitoramento fica na sede da Semob e, conforme a pasta, apenas o uso da faixa exclusiva será fiscalizado via videomonitoramento. Ao todo, 32 câmeras e placas de sinalização foram instaladas nas avenidas que possuem faixas exclusivas de ônibus: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

Placas que sinalizam a fiscalização das vias já foram instaladas (Foto: Luiz Alves/Secom-Cuiabá)

As vias possuem sinalizações horizontal e vertical, que indicam que a faixa é de uso exclusivo de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.

Conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro, podem andar nas faixas exclusivas apenas ônibus, táxis, ambulâncias e vans escolares. Aqueles condutores flagrados na faixa exclusiva cometem infração gravíssima, o que resulta em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293.

Segundo a Semob, o acesso de veículos na faixa exclusiva só é permitido para aqueles que forem virar à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada ou sinalizando que vai entrar na próxima quadra. O acesso também é permitido para entrar em residências ou estacionamentos.

Quando da instalação das câmeras de monitoramento, a pasta alegou que as frotas de ônibus estavam enfrentado dificuldades para percorrer os trajetos com celeridade porque outros automóveis faziam uso do espaço reservado para os usuários do transporte público.

Por g1mt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui