De aulas de Yoga a discussões sobre cinema e live com psicólogas as escolas estão inovando nas formas de trabalho
As unidades de ensino por todo o Brasil estão se adaptando a uma nova forma de aprendizado. Com o período de isolamento social por conta do novo Coronavírus algumas questões educacionais ainda estão em fase de implementação pelas escolas do país.
As aulas online e de transmissão ao vivo já são uma realidade para grande parte dos alunos. Porém um tema que vem levantando questionamentos dos pais e dos educadores é como as habilidades socioemocionais podem ser trabalhadas à distância, uma vez que a aplicabilidade do conceito sempre esteve muito relacionada à presença física.
Com este foco uma escola no Distrito Federal vem dando exemplos de como podem trabalhar o emocional das crianças.
“Com esse período de pandemia e isolamento social estamos aprendendo muito sobre a aplicabilidade da educação. Percebemos que apenas transmitir muitas horas de conteúdo e sobrecarregar os alunos apenas com matérias e atividades não seria a maneira mais assertiva de fazer com que a experiência educacional fosse aproveitada de forma completa”, afirma Daniel Rodrigues, da Escola SEB | Dínatos.
A unidade passou a elaborar ações e propor novas atividades aos alunos. Nos últimos dias foram realizadas aulas como Acropower Yoga, modalidade mais ativa da técnica e que contou com a interação voluntária dos pais.
Com menos de uma semana a escola realizou uma aula de Yoga relaxante e meditativa para trabalhar o emocional das crianças e dos pais, que também se interessaram em participar das aulas.
“A interação dos pais vem sendo algo muito importante neste trabalho. Voluntariamente eles estão participando das atividades com os filhos, se interessando pelos estudos e promovendo uma reconexão muito importante entre a família”, explica Daniel.
Os alunos também contaram com uma live da miss-Brasília e ex-aluna da Escola SEB|Dínatos, Amanda Balbino, que se formou em psicologia pela Universidade de Brasília e também lidera um projeto de autoconhecimento. A profissional conversou com os alunos sobre ansiedade e escolha profissional neste momento tão atípico.
Pensando no alinhamento de técnicas de aprendizado e de relacionamento entre a turma a escola também criou o CineSEB sempre às sextas-feiras. No programa os alunos se reúnem para debater e analisar filmes de forma dinâmica e interativa.
Nos intervalos entre as aulas da manhã a escola também está promovendo brincadeiras interativas com os alunos mais novos.
“Essas ações são muito necessárias para acolher o aluno que também se encontra em um contexto desafiador. Medidas e ações como as que implementamos semanalmente são necessárias e totalmente possíveis de serem adotadas, claro que de maneira adaptada, por mais escolas pelo país uma vez que o momento pede mudanças e o sistema de ensino nunca mais será o mesmo”, declara Daniel.
Os alunos também aproveitaram de um evento online promovido através da Conexia Educação, uma das empresas do Grupo SEB da qual a escola faz parte. O chamado AZ Festival promoveu um ensino preparatório para o ENEM que contou com a participação de YouTubers como Débora Aladim e, no fim, uma apresentação de comédia com o elenco dos Castros Brothers e o stand up comedy UTC (Ultimate Trocadilho Championship). Todo o conteúdo segue no portal da plataforma e pode ser acessado gratuitamente por todos através do link: http://www.youtube.com/watch? v=BLFKJsH6uAw
“É importante que as escolas ouçam os pais. As atividades propostas por aqui também estão alinhadas com as demandas destes responsáveis. Fizemos uma pesquisa de satisfação e sugestão para o período de distanciamento e através dos feedbacks estamos propondo novidades e adaptando nosso sistema de aprendizagem. Neste momento é muito importante que toda a comunidade escolar fique unida em prol da melhor educação às crianças”, finaliza Daniel.