Redação (com informações da assessoria)
A realização de 23 partidas da fase classificatória masculina marcou o início da segunda etapa do Circuito Brasileiro 2019/2020 de vôlei de praia nesta quarta-feira (23.10). A disputa do classificatório feminino começa na manhã desta quinta-feira (24.10), definindo as últimas oito vagas à fase de grupos. As duplas que avançaram à fase de grupos se juntaram a outras 16 equipes com acesso direto por estarem mais bem colocadas no ranking.
Com 24 duplas de cada gênero completando as chaves da competição, os jogos prosseguem até domingo (27.10) no formato eliminatório tradicional, com oitavas e quartas de final, semifinais e disputas de bronze, prata e ouro.
A competição realizada no estacionamento do Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Para o titular da pasta, Allan Kardec, o investimento, mesmo pequeno, traz retornos positivos ao Estado e à população.
“A nossa única contrapartida nesse grande evento foi ajudar na questão da estrutura e do espaço. Com um investimento muito baixo, a Secel e o Governo do Estado estão ofertando à nossa comunidade um grande evento de esporte e lazer. E o mais importante, totalmente gratuito. A expectativa é que a população compareça e prestigie”.
Com entrada franca em todos os dias, o público pode assistir de perto as disputas das melhores duplas de vôlei de praia do país. A estrutura montada no local dispõe de quatro quadras de areia, iluminação, gradis, banheiros químicos, coberturas, cadeiras e arquibancadas com cerca de 1300 lugares para a torcida.
O presidente da Federação Mato-grossense de Voleibol (FMTV), Nicanor Lopes Filho, explica que o maior investimento é feito pela instituição bancária patrocinadora do evento, mas que a contrapartida oferecida em infraestrutura pelo Governo do Estado foi fundamental para trazer a competição de volta à Cuiabá.
“A última vez que recebemos o torneio foi em 2012. E agora com essa ajuda, conseguimos viabilizar o evento e trazer de novo os campeões olímpicos e mundiais de vôlei de praia para o Estado. Isso de uma forma geral dá um estimulo muito grande, não só ao voleibol, mas à prática do esporte e à promoção da saúde”, esclarece Nicanor.
Alison e Álvaro representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020 – Foto por: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV
As duplas classificadas para as Olímpiadas de Tóquio 2020, Ana Patrícia/Rebecca e Alison/Álvaro Filho, participam dessa etapa do Circuito Brasileiro. O torneio também conta com a presença dos medalhistas olímpicos Bárbara Seixas e Ricardo (BA), do campeão mundial André Stein (ES) e dos medalhistas pan-americanos Álvaro Filho (PB), Ângela Cristina (DF), Carol Horta (CE) e Vitor Felipe (PB), além de vários atletas revelação da nova geração.
Programação (horário local):
23/10, quarta: 8h30 às 15h30
24/10, quinta: 8h30 às 13h30, e 17h30 às 21h
25/10, sexta: 8h30 às 13h, e 16h30 às 21h30
26/10, sábado: 8h às 13h30, e 16h30 às 21h
27/10, domingo*: 9h30 às 12h
*Finais masculina e feminina
A arena de vôlei está montada no estacionamento do ginásio Aecim Tocantins, próximo ao portão 1. As partidas também são exibidas ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e SporTV (exclusivamente das finais).
Foto por: João Felipe