Força Nacional neles!
O presidente Jair Bolsonaro sugeriu, durante o seu discurso na inauguração de um hospital de campanha em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nesta sexta-feira (5) que forças de segurança federais podem ser acionadas para atuar em Brasília neste domingo (7) data em que estão previstos protestos tanto contra quanto a favor do seu governo.
Nesta sexta-feira (5) o possível emprego da Força Nacional na capital federal é tema de discussões que envolvem o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e a Polícia Militar do Distrito Federal. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública do DF respondeu que nada foi definido ainda sobre uma eventual solicitação de apoio dos agentes federais.
A queda
Ao participar da inauguração do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, Bolsonaro não usava máscara e, ao se dirigir ao local da cerimônia, escorregou e caiu. A unidade foi a primeira a ser construída pelo governo federal e repassada para a administração estadual. O governo goiano equipou os leitos, que vão atender moradores da região com coronavírus.
Sopa de cloroquina
Condenado na Operação Lava-Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no Twitter, que o presidente Jair Bolsonaro deveria tomar uma sopa feita de cloroquina – remédio defendido pelo governo para o combate ao novo coronavírus.
“Vocês viram essa quantidade de remédio que o Bolsonaro recebeu dos EUA? Ele devia pegar essa cloroquina que ele comprou, fazer uma sopa e tomar. Quem tem que saber de remédio é cientista. Ele deveria ser impichado. A quantidade de sandice que ele fala”, escreveu o petista, em menção às mais de 2 milhões de doses de hidroxicloroquina — um derivado da cloroquina — que o Brasil recebeu dos Estados Unidos nesta semana.
Eleições mantidas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o calendário eleitoral de 2020 será mantido, como se tudo corresse normalmente no país. As convenções devem ser realizadas de 20 julho a 5 de agosto. A eleição segue marcada para outubro. A novidade é que o Tribunal Superior Eleitoral autorizou os partidos a realizarem suas convenções para as eleições municipais de 2020 para escolha dos candidatos a prefeito e vereador, de forma virtual em razão do coronavírus.
Crédito aos estados
O presidente Jair Bolsonaro editou, na noite de ontem, medida provisória que abre crédito de R$ 60 bilhões no Orçamento deste ano para transferir aos governos regionais. A vigência é imediata. A perspectiva de que os recursos sejam depositados na conta dos estados na próxima terça-feira dia 9, representará um alívio para o Rio Grande do Sul. O depósito de aproximadamente R$ 500 milhões, dará um fôlego ao governo gaúcho, que ainda não terminou de pagar a folha de abril dos servidores do executivo.
Máquinas agrícolas
A venda de máquinas agrícolas e rodoviárias no mercado interno atingiu 3,9 mil unidades em maio, alta de 23,3% em relação a maio do ano passado e de 61% na comparação com abril. No acumulado de janeiro a maio, foram 15,7 mil unidades vendidas, aumento de 0,9% ante igual período de 2019. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“Esses números representam a saída de máquinas para as concessionárias. Tivemos 20 dias de isolamento e agora estamos abrindo aos poucos. Houve, então, um rápido crescimento em função do fechamento e da rápida reabertura em seguida. Não está tão claro nas vendas para o consumidor direto”, disse o vice-presidente da Anfavea, Alfredo Miguel Neto.
Caiado: Bolsonaro ajuda transformar Goiás