Apesar de achar que o governo já fez a sua parte com relação ao texto da reforma administrativa, o Palácio do Planalto sinaliza com a possibilidade de desistiu de enviar ao Congresso Nacional a proposta de reforma administrativa, que mexe profundamente com as regras do funcionalismo público. O texto não tem mais prazo para chegar aos parlamentares. O recuo foi decidido pelo Palácio do Planalto após consultas a lideranças no Parlamento, que apontaram falta de “clima político” para o governo enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). No entanto, a pressão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e de outras lideranças partidárias teria feito a administração de Jair Bolsonaro, que pode mudar de ideia.
PELA TANGENTE
Por sua vez, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e seus assessores mais próximos, reforçam a interlocutores o discurso de que a proposta de reforma está pronta desde o fim do ano passado e que foi entregue ao presidente.
PLANALTO DISCRETO
Tudo indica que o Planalto iniciou uma discreta mini-reforma ministerial. Bolsonaro decidiu fazer trocas nesta quarta-feira: o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deverá deslocado para a pasta da Cidadania no lugar de Osmar Terra, que deixará a Esplanada. Para a cadeira de Onyx, foi convidado o general Walter Souza Braga Netto, que comandou a intervenção militar no Rio de Janeiro em 2018.
NEGOCIAÇÃO
A reforma tributária e pacto federativo está obrigando o ministro da Economia,Paulo Guedes a frequentar mesa de negociação com os secretários estaduais da Fazenda Segundo os governadores, as negociações são essenciais para que a questão dos combustíveis avance.A reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária acontece desta quarta-feira (12/2), no Ministério da Economia
SERÁ?
Acredite se quiser… Damares Alves pode omo candidata a vice-presidente em uma chapa com Bolsonaro em 2022? É o que indicam os corredores do Palácio do Planalto, segundo informações do jornal Valor Econômico.
CONVERSA INFORMAL
Bolsonaro acredita que Damares tem capacidade de conseguir votos no Nordeste e em públicos de baixa renda. De acordo com o Valor, a composição da chapa já teria sido discutida entre a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e o presidente. Porém, as conversas não foram formais.
RURALISTAS
Buscando maior aproximação, o presidente Jair Bolsonaro ofereceu um café da manhã para a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) nesta quarta-feira, 12, no Palácio do Planalto. No encontro, ouviu novos pedidos para direcionar recursos do Orçamento para questões como pesquisa, defesa e assistência técnica rurais.
MUDOU DE IDEIA
O Ministério da Defesa afirmou, em nota, que pretende divulgar informações detalhadas sobre pensionistas das Forças Armadas ainda no primeiro semestre deste ano. A manifestação ocorre após o jornal O Estado de S. Paulo mostrar que a pasta mantém sob sigilo quem são e quanto recebem as filhas herdeiras de militares.
DECISÃO DE TOFFOLI
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, manteve hoje )a decisão do ministro Ives Granda Martins Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que na semana passada determinou aos petroleiros que mantenham 90% dos trabalhadores em serviço durante greve da categoria
FATURA
A coluna apurou que a Ordem dos Advogados do Brasil passou a pressionar o Supremo Tribunal Federal para que peça à União a concessão de linha de crédito no valor de 2 bilhões de reais ao governo de Minas Gerais pagar precatórios atrasados
SELMA
Será que agora vai? Em reunião da Mesa Diretora do Senado hoje (12), o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, foi designado relator do processo de cassação da senadora Juíza Selma (Podemos- MT), pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
ALERTA
A decisões estão sento tomadas muitas rápidas em Brasília. Se a opinião pública não ficar atenta, o aumento de impostos virá embutido na reforma tributária que o Senado e a Câmara dos Deputados votarão. A dívida pública, assumida irresponsavelmente por décadas, passou de 5 trilhões de reais,
REGISTRO
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de fraudes no comércio virtual na América Latina, atrás apenas do México, segundo um levantamento feito pela Visa