Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não atualizaram seus dados precisam ficar atentos, já que a falta de atualização pode levar à suspensão do benefício, assim como de outros auxílios relacionados. O BPC é destinado a pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência que impossibilite o trabalho, e que tenham uma renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo.
A atualização do CadÚnico deve ser feita presencialmente nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS mais próximo da residência do beneficiário. Caso o beneficiário tenha dificuldades de locomoção, um responsável pode realizar o procedimento.
Na hora do recadastramento, é necessário apresentar o CPF ou o título de eleitor do beneficiário, comprovante de endereço, como conta de luz. Para os indígenas, o registro administrativo de nascimento indígena (Rani) também serve como documentação.
O CadÚnico é uma ferramenta essencial para que famílias de baixa renda acessem programas sociais, como o Bolsa Família e o BPC. A atualização cadastral é obrigatória a cada dois anos.
“Nos últimos dias, houve aumento na procura pelos serviços devido a orientações do Governo Federal para que as famílias atualizem seus dados no CadÚnico. “Pode haver demora no atendimento, mas todos os que precisarem serão atendidos”, disse a coordenadora do CadÚnico em Cuiabá, Jéssica dos Santos.
Em Cuiabá, há 5.352.898 pessoas inscritas no CadÚnico, que permite acesso a diversos benefícios. No Brasil, o total de famílias inscritas chega a 41.112.462.
Aqueles que ainda não atualizaram suas informações devem procurar o CRAS o quanto antes para garantir a continuidade do benefício.
BPC da direito a Tarifa Social de Energia Elétrica
Outro benefício gerado a partir do acesso ao BPC é o desconto na Tarifa de Energia Elétrica. O programa é subsidiado pelo governo federal, com desconto de até 65% nas faturas de energia. Só em Mato Grosso, mais de 61 mil poderiam ter o benefício extra, mas tem algum problema de cadastramento, impedindo a vinculação da conta ao nome do beneficiário.
Os interessados devem apresentar o Número de Identificação Social (NIS) atualizado, juntamente com o documento de identificação com foto e uma conta de energia elétrica. “Muitas famílias deixam de fazer esse vínculo e ficam sem esse importante desconto”, explica a coordenadora de Atendimento da concessionária, Lorena Trindade.
PARCELA DE CONSUMO MENSAL | PERCENTUAL DE DESCONTO |
Menor ou igual a 30 kwh | 65% |
Maior que 30 kwh e menor ou igual a 100 kwh | 40% |
Maior que 100 kwh e menor ou igual a 220 kwh | 10% |
Canais digitais
– energisa.com.br
– App: energisa on
– 0800 6464 196
– WhatsApp: 65 9999-7974.
Com informações da Assessoria da Energisa